Santa Maria Empório tem novos café e pastifício com massas feitas na hora
No espaço da antiga floricultura, a cafeteria serve brunch aos fins de semana
Os clientes mais assíduos certamente têm notado uma transformação no Santa Maria Empório, a começar pela própria marca, que traz agora empório no final e não no início do nome (embora o site ainda não traga essa mudança).
“Queremos reforçar a marca para nossos clientes. Ninguém fala Empório Santa Maria, mas ‘vou ao Santa Maria’”, disse o entusiasmado Bernardo Ouro Preto, CEO do Grupo St Marche, na visita que fiz à loja.
As mudanças se estendem também ao visual, assim como a duas atrações que acabam de estrear no Santa Maria.
Vale prestar atenção no café montado no espaço da antiga floricultura e no pastifício instalado na entrada da loja.
Além de ser um espaço agradável ao lado da adega (esta sob a direção do craque italiano Massimo Leoncini, sommelier do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER em 2014), o café tem a vantagem de funcionar o dia todo.
Começa com a primeira refeição do dia e se estende até as 21h, de segunda a sábado, e até 20h no domingo.
Em visita que fiz ao novo espaço, Ouro Preto reforçou a proposta de servir refeições expressas em sistema non stop.
Também é possível tomar um vinho no café pelo mesmo preço de prateleira na adega.
No salão com quarenta lugares e entrada de luz natural pela cobertura, pode-se escolher entre pedidas à la carte ou saborear itens incluídos em um brunch na forma de bufê (R$ 119,00) aos sábados e domingos das 8h às 17h.
Além de cafés especiais da 3 Corações em métodos como expresso e coado com grãos moídos na hora, há drinques como o não alcoólico expresso tônica (R$ 18,00), com toque de xarope de maçã verde, e um negroni café (R$ 42,00), de expresso, vermute tinto, Campari e gim.
Tive a oportunidade provar sugestões expedidas pela cozinha, caso das toasts ou torradas preparadas com pão de fermentação natural, como a de salmão defumado, creme azedo e dill (R$ 48,00) e a figo e parma, de presunto cru, coalhada, figo, rúcula e mel (R$ 49,00).
E ainda o clássico sanduíche francês croque madame (R$ 48,00), preparado com pão de miga, presunto royale, queijo emmental, mostarda e molho béchamel mais ovo frito de gema mole por cima.
A curadoria do cardápio é de Rafael Feitosa, gerente de produtos e qualidade da marca.
Como um cartão de visitas, o novo pastifício batizado de Fábrica de Massas fica pouco depois da entrada à esquerda de quem entra na loja.
Todos os dias há um cardápio com quinze opções de macarrões frescos à la minute. Ou seja, preparado diante dos olhos da clientela.
As opções, vendidas sempre por quilo, incluem massas como o fettuccine, o casarecce e o fusilli (R$ 89,00 cada um), além das pedidas recheadas, caso da mezzelune de gorgonzola e nozes (R$ 129,00), o tortelloni recheado de cogumelos e do ravióli de mussarela de búfala e manjericão (R$ 109,00 cada um).
Em embalagens de 550 gramas, há os molhos clássicos de tomate, pesto e cogumelo seco (R$ 79,90 cada um). Dá para sair do Santa Maria com uma refeição completa.
Café Santa Maria Empório
Avenida Cidade Jardim, 790, Jardim Paulistano, telefone 3706-5211 e 3706-5210. Das 8h às 21h (domingo até 20h).
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