Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Um ano de celebrações do chef Erick Jacquin

O cozinheiro comemora 45 anos de profissão, trinta deles passados no Brasil, com um jantar especial e outras ações

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 abr 2024, 19h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um rosto íntimo dos brasileiros desde o lançamento do reality culinário MasterChef Brasil uma década atrás, o chef franco-brasileiro Erick Jacquin acaba de dar início a uma sequência de celebrações. O cozinheiro, nascido na região do Loire e que completa 60 anos em dezembro, celebra trinta de sua mudança para o país.

    Publicidade

    “São trinta anos de petit gâteau junto comigo no Brasil”, diverte-se. Outra data marcante são os 45 anos dedicados à profissão.

    Publicidade

    Eleito duas vezes chef do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, ele está à frente do francês Les Présidents, premiado três vezes pelo guia anual como o melhor da categoria na capital paulista quando ainda era somente Président.

    Não estranhe o novo nome do restaurante. “Precisei mudar a marca porque a Lactalis, que fabrica a manteiga Président, me processou”, explica o cozinheiro corintiano. “Há uns três meses, fui obrigado a trocar para Les Présidents. Se eles estão felizes, eu estou feliz”, completa numa referência à empresa de laticínios de origem francesa.

    Publicidade
    O jurado ‘MasterChef’ Erick Jacquin o primeiro patrão Henri Charvet
    O jurado MasterChef: jantar especial com Henri Charvet (Patricia Gattone/Divulgação)

    Entre outros planos, está a continuidade da expansão do grupo que mantém em sociedade com o empresário Orlando Leone junto com as respectivas esposas, Rosangela e Silvia. Além de terem chegado a Mogi das Cruzes (SP) com o bistrô Ça-Va, abriu a primeira filial paulistana no Itaim Bibi, no Brascan Open Mall.

    Também está investindo numa linha de produtos de marca própria. Um deles é uma manteiga “com 13% de água”, garante com orgulho, “melhor que as do mercado”. Vem ainda um espumante em parceria com a gaúcha Perini, vinhos de importação e rótulos próprios da França e da Itália e ainda uma linha de panelas.

    Publicidade

    Nesta quarta (17), Jacquin recebe seu primeiro patrão parisiense, o chef Henri Charvet, que tem o título de maître cuisinier de France, para fazer um jantar especial. Apesar do preço de quase 1.000 reais, todos os lugares estão esgotados.

    BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

    ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

    Publicidade

    Compartilhe essa matéria via:
    [/abril-whats

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.