Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Estreia do Circuito dos Campeões Comer & Beber com o melhor da gastronomia

Um jantar para convidados deu a largada à inédita temporada de menus e combos a preços especiais que começa nesta sexta, 17

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Gabriela Del'Moro
Atualizado em 17 nov 2023, 21h09 - Publicado em 15 nov 2023, 18h33

Aconteceu na última terça (14), um jantar exclusivo para marcar o início da temporada do Circuito dos Campeões Comer & Beber 2023, evento inédito que começa nesta sexta (17) e reúne apenas campeões e finalistas do guia anual de gastronomia de VEJA SÃO PAULO.

Na cozinha e no salão do Notiê Priceless, no topo do Shopping Light, estavam algumas das maiores estrelas da gastronomia paulistana. Eram ao todo sessenta convidados. O menu exclusivo foi desenvolvido por Kazuo Harada (chef do ano, do Kazuo), Mario Panezo (chef revelação, do Feriae), Tatiana Szeles (chef expresso, do Marcha e Sai), mais o anfitrião Onildo Rocha, do Notiê, que estava ausente para uma viagem, mas foi muito bem representado pelo subchef Pedro Skielka e pelo confeiteiro Pedro Nóbrega, 23, um dos talentos da nova geração.

Prato azul com frutos do mar e folhas verdes. Por cima de tudo está sendo despejado um caldo cremoso.
Frutos do mar com curry amarelo: de Harada (Flávio Santana/Veja SP)

Essencial, a harmonização de vinhos ficou por conta do igualmente premiado Bardega, de Rafael Ilan e Mayara Neri. Para abrir a noite, o welcome drinque foi servido no terraço com vista para o Centro da cidade.

vinho tinto sendo servido ao fundo
Harmonização: escolhas do Bardega (Flávio Santana/Veja SP)

Panezo preparou a empanada de acelga kimchi e queijo quina junto de chutney de cubiu, assim como a focaccia com queijo stracciatella e chutney de casca de laranja. Era dele, que estava ao lado do sócio Pedro Bresser, o palmito pupunha em variações na brasa, farofa e picles com creme de castanha-de-caju.

Chef de preto atrás de balcão finalizando prato na boqueta
Finalização de um petisco: por Mario Panezo e Pedro Bresser (Flávio Santana/Veja SP)

“É muito bom conhecer outras pessoas do meio. Onde mais isso poderia acontecer? Todo mundo aqui trabalha muito. Não é normal ou fácil tirar a gente da cozinha”, entusiasmou-se enquanto provava as delícias Arcelia Gallardo, da Mission Chocolate, eleita a número 1 da categoria chocolate pelo Comer & Beber.

Prato desigual chumbo com creme branco sendo coberto por colher de farofa
Palmito com creme de castanha-de-caju: de Panezo (Flávio Santana/Veja SP)

Seguiram o arroz negro com ajo blanco, tomate, melancia, hortelã e picles de cebola-roxa de Tatiana Szeles e pratos como a costela no bafo com glace de porco e cenouras coloridas e laminadas.

O ponto final, em duas etapas, veio com doces de Nóbrega. Primeiro a tartelete de massa finíssima com doce de leite, karasumi (ovas de tainha) e macadâmia, que muita gente quis repetir. “Comi três, incrível!”, revelou Tatiana. E ainda o sorvete de baunilha com azeite da Mantiqueira e sálvia.

Prato fundo verde com caldo branco, arroz negro e pedacinhos de melanciaa
Arroz negro com ajo blanco: de Tatiana (Flávio Santana/Veja SP)

O editor-sênior da Vejinha Arnaldo Lorençato apresentou cada etapa do jantar junto aos chefs. Depois de explicar os frutos do mar servidos com um picante curry amarelo tailandês, Kazuo Harada falou sobre a surpresa de ter sido eleito chef do ano, “A ficha não caiu ainda… Choro há dois meses todos os dias. É muita felicidade. Faz 45 dias que o Kazuo está cheio no almoço e no jantar sem parar.”

Continua após a publicidade
Sete pessoas uma ao lado da outra posam para a foto. Três vestem avental e os outros estão de preto.
Os chefs e criadores do menu de jantar: junto com Alessandra Balles e Arnaldo Lorençato, da Vejinha (ao centro) (Flávio Santana/Veja SP)

Essa grande celebração da gastronomia não poderia ter motivo mais saboroso para acontecer. Até 16 de dezembro, o público poderá provar pedidas desses e de outros cozinheiros e bartenders a preços especiais.

São trinta estabelecimentos entre restaurantes, bares e endereços de comidinhas que servem combos e menus promocionais de 15 a 350 reais.

tortinha sobre nibs de cacau dentro de tigela
Tartelete de doce de leite: de Nóbrega (Flávio Santana/Veja SP)

Agora, é acompanhar o Circuito dos Campeões Comer & Beber e desfrutar do melhor da boa mesa.

cinco pessoas sentadas atrás de mesa oval de madeira olhando para foto em restaurante
Patrícia Piza, Ewerton Tibaldi, Nicolas Gentil, Claudia Kalil e Rodrigo Bachi: do BTG Pactual (Flávio Santana/Veja SP)

Oferecimento BTG Pactual.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

Continua após a publicidade

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.