Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Conheça um livro recheado de saborosas crônicas gastronômicas

De Constance Escobar, 'Cachaça Não É Água, Não' ganha nova edição e sessão de autógrafos em São Paulo

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jul 2025, 14h30
Mulher sorrindo para camera
Constance Escobar: lançamento de Cachaça Não É Água, Não na livraria Bibla, nesta sexta (18) (Andressa Guerra/Divulgação)
Continua após publicidade

Preciso iniciar esse texto com uma confissão. Comecei a saborear o livro Cachaça Não É Água, Não (Interseção Design de Histórias, 112 págs., R$ 70,00) assim que recebi meu exemplar enviado do Rio de Janeiro pela Constance Escobar em fevereiro deste ano.

Até bem poucos meses antes dessa época, éramos apenas amigos virtuais, e eu acompanhava seu bonito trabalho de escrita pela saudosa revista Feira, que teve quatro edições anuais publicada por ela com outros colegas.

Assim que chegou na caixa de correspondência, devorei cada uma das crônicas lentamente para que o livro com pouco mais de 100 páginas, digamos, durasse mais.

Capa laranja com escrito do título em colorido
Capa do livro: Cachaça Não é Água, Não (Reprodução/Divulgação)

Virou um companheiro diário, e volta e meia relia textos como “Acorda, acorda, acorda”, uma linda homenagem à querida Nina Horta (1939-2019), a maior escritora gastronômica brasileira de todos os tempos.

Continua após a publicidade

Num texto quase poético, Constance anota: “Só muitos anos depois, descobriria Nina Horta, cronista que escolheu escrever sobre meu assunto favorito. Ficamos amigas, embora Nina nunca tenha sabido disso”.

Com a mesma graça, Constance traz da memória temas tão distintos como o trivial pastel “onipresente neste país-continente” ou uma expedição ao Borough Market, o mais famoso mercado gastronômico de Londres.

E também cutuca ao lembrar a visita a um restaurante considerado número 1 do mundo: “Jamais me acostumei a comer conceito, por mais que isso possa parecer muito moderno”. Também emenda que se alforriou de participar de um ranking que elege os melhores do mundo depois dessa experiência.

Continua após a publicidade

São páginas de puro encanto, que ganharam uma segunda edição, com lançamento oficial em São Paulo. A noite de autógrafos é nesta sexta (18), a partir das 19h, com um papo da autora com a chef Heloísa Bacellar e a jornalista Patrícia Moll.

Bibla Cafeteria e Livraria
Praça Professora Emília Barbosa Lima, 58, Vila Madalena, telefone 94320- 6562. Tem acessibilidade. Sexta (18), 19h.

Publicado em VEJA São Paulo de 18 de julho de 2025, edição nº 2953.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

Continua após a publicidade

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.