Conheça um livro recheado de saborosas crônicas gastronômicas
De Constance Escobar, 'Cachaça Não É Água, Não' ganha nova edição e sessão de autógrafos em São Paulo

Preciso iniciar esse texto com uma confissão. Comecei a saborear o livro Cachaça Não É Água, Não (Interseção Design de Histórias, 112 págs., R$ 70,00) assim que recebi meu exemplar enviado do Rio de Janeiro pela Constance Escobar em fevereiro deste ano.
Até bem poucos meses antes dessa época, éramos apenas amigos virtuais, e eu acompanhava seu bonito trabalho de escrita pela saudosa revista Feira, que teve quatro edições anuais publicada por ela com outros colegas.
Assim que chegou na caixa de correspondência, devorei cada uma das crônicas lentamente para que o livro com pouco mais de 100 páginas, digamos, durasse mais.

Virou um companheiro diário, e volta e meia relia textos como “Acorda, acorda, acorda”, uma linda homenagem à querida Nina Horta (1939-2019), a maior escritora gastronômica brasileira de todos os tempos.
Num texto quase poético, Constance anota: “Só muitos anos depois, descobriria Nina Horta, cronista que escolheu escrever sobre meu assunto favorito. Ficamos amigas, embora Nina nunca tenha sabido disso”.
Com a mesma graça, Constance traz da memória temas tão distintos como o trivial pastel “onipresente neste país-continente” ou uma expedição ao Borough Market, o mais famoso mercado gastronômico de Londres.
E também cutuca ao lembrar a visita a um restaurante considerado número 1 do mundo: “Jamais me acostumei a comer conceito, por mais que isso possa parecer muito moderno”. Também emenda que se alforriou de participar de um ranking que elege os melhores do mundo depois dessa experiência.
São páginas de puro encanto, que ganharam uma segunda edição, com lançamento oficial em São Paulo. A noite de autógrafos é nesta sexta (18), a partir das 19h, com um papo da autora com a chef Heloísa Bacellar e a jornalista Patrícia Moll.
Bibla Cafeteria e Livraria
Praça Professora Emília Barbosa Lima, 58, Vila Madalena, telefone 94320- 6562. Tem acessibilidade. Sexta (18), 19h.
Publicado em VEJA São Paulo de 18 de julho de 2025, edição nº 2953.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android