Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

J.A. Dias Lopes é a personalidade gastronômica de 2024

Dono de uma carreira longeva, o jornalista e escritor homenageado por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER devota textos à boa mesa desde 1991

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 set 2024, 23h15
J.A-Dias-Lopes
J.A Dias Lopes na sala de casa: paixão pelas revistas, livros e vinhos (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade

Um jornalista dedicado à gastronomia. Assim é parte da longa carreira profissional de José Antônio Dias Lopes, 81. Gaúcho de Dom Pedrito, na fronteira com o Uruguai, ele deixou sua cidade natal para estudar jornalismo na PUC de Porto Alegre, onde também cursou direito e sociologia (este, não concluído).

Em 1968, estava em São Paulo para integrar a histórica turma fundadora de VEJA. A trajetória na revista o levou literalmente a Roma, onde foi correspondente internacional entre 1987 e 1991. Na capital italiana, a paixão pelo tema aflorou. “Já escrevia reportagens sobre comida na VEJA. Mas em Roma conheci uma revista intitulada Pane & Vino, que não existe mais, e fiquei encantado com sua linha editorial. Imitei-a no Brasil”, conta.

Na volta, ingressou na revista Gula, hoje nas mãos de uma editora portuguesa. Estava na terceira edição e pertencia na época à Arte Editora, criada por Thomaz Souto Correa e Roberto Civita, também fundador da Editora Abril, que publica VEJA e VEJA SÃO PAULO.

“Thomaz era o idealizador, meu professor, aprendi a fazer revista com ele”, elogia. Como editor, publicou textos memoráveis, um deles revelando a verdadeira história da feijoada. Também lembra com orgulho de uma matéria que fez com o cantor lírico Luciano Pavarotti, em Modena, em um almoço memorável.

Após deixar a Gula, lançou em 2009 a revista Gosto, título que mantém até hoje, ainda que para publicações especiais, e transformou a Ânfora, editora que a publicava, numa editora de livros com lançamentos previstos a partir do ano que vem. Aliás, os livros são uma paixão, assim como os vinhos. É autor de 29 títulos. O primeiro deles sobre gastronomia foi A Canja do Imperador, de 2004.

Continua após a publicidade

O de número 30 está a caminho. “Estou escrevendo sobre camarão”, antecipa. Sempre entusiasmado pelo tema, foi colunista do jornal O Estado de S. Paulo por mais de dez anos, os últimos deles no caderno Paladar. Teve também um blog em VEJA para falar da boa mesa, e hoje escreve para a portuguesa Revista de Vinhos.

Pelos serviços prestados ao setor, Dia Lopes recebe o prêmio personalidade gastronômica de 2024.

Publicado em VEJA São Paulo de 06 de setembro de 2024, edição nº 2909.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

Continua após a publicidade

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.