Brunch junino acontece na Catedral da Sé neste domingo (1º)
Daniel Aquino, chef do Hotel Unique Garden, prepara uma refeição especial no templo religioso
Projetada pelo arquiteto e engenheiro alemão Maximilian Hehl, a Catedral da Sé já vale uma visita por si só. Neste domingo (1º), há muito especial. A igreja terá um brunch preparado por Daniel Aquino, chef do Hotel Unique Garden, em Mairiporã, cidade na região da Serra da Cantareira.
O Brunch na Catedral acontece eventualmente no templo religioso e é uma iniciativa da Associação de Amigos da Catedral da Sé para ajudar na manutenção do edifício inaugurado em 1954. Além da refeição, o passeio contempla percorrer as torres e a cúpula, que normalmente não fazer parte das visitas guiadas regulares, limitadas ao salão e às áreas comuns da igreja.
Essa é a terceira participação de Aquino no evento, que já está em sua sétima edição: “Não é por nada não, o Dom Odilo [Scherer], sempre pede para um tirar um tempo para fazer o brunch”, entrega o cozinheiro.
O menu montado pelo chef, inspirado pelas tradicionais festas juninas brasileiras. “Fizemos um apanhado de pratos das festas dessa época do ano e adaptamos para um brunch”, diz. Em um bufê, há entradas como dadinhos de tapioca com molho de pimenta dedo-de-moça, espetinho de milho verde com manteiga, risoto de pinhão com couve-manteiga e queijo coalho, cuscuz paulista, caldinho de abóbora com gengibre e escondidinho de carne-seca e mandioquinha. Há também pedidas doces, como arroz-doce, canjica, bolo de milho, curau e brigadeiro de paçoca.
O chef também prepara dois pratos especiais. O principal é o frango temperado com especiarias e salteado com pasta de amendoim, acompanhado por abobrinha em tiras e legumes variados. O outro, uma sobremesa com três texturas de café: em sorvete, brownie e ganache.
O trabalho é todo voluntário e, para o preparo dos pratos, os ingredientes são arrecadados pela Associação de Amigos da Catedral através de doações. “Nós queremos que se torne um hábito do paulistano, que entre na programação da cidade e que as pessoas participem e conheçam a Sé”, declara.
Das 150 oferecidas, ainda há 10 disponíveis. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site aloingresso.com.br ou diretamente na secretaria da Catedral da Sé pelo telefone 3107-6832. Crianças de zero a quatro anos não pagam nada e as com idade entre cinco e doze anos pagam metade.
Com reportagem de Henrique Nascimento
Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.