Continua após publicidade

Pagamento digital por Zona Azul começa na segunda-feira em São Paulo

Motorista poderá usar o celular para adquirir o ticket de estacionamento

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 27 dez 2016, 16h49 - Publicado em 8 jul 2016, 12h25

O pagamento por Zona Azul poderá ser feito com aplicativos de celular a partir da próxima segunda-feira (11). O decreto que autoriza a compra digital para poder estacionar foi publicado na sexta-feira (8) pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

+ Associação de colégios é contra projeto de lei que pune ‘doutrinação’

Com a Zona Azul digital, a prefeitura pretende reduzir as ocorrências de fraude, evitar cobranças acima da tabela praticada por flanelinhas e, a longo prazo, acabar com os cartões de estacionamento feitos de papel, que atualmente são deixados no painel do carro. Através do aplicativo, o motorista vai pagar 5 reais por uma hora de estacionamento e 45 reais por dez cartões, os mesmos preços praticados hoje.

Antes de comprar créditos, o usuário precisará baixar um dos aplicativos do Cartão Azul Digital e fazer o cadastro, informando número de celular, placa dos veículos e cartão de crédito. Ao estacionar, o motorista aciona a placa de um dos carros registrados e escolhe o tempo de permanência na vaga.

Continua após a publicidade

O aplicativo vai avisar por mensagem de texto quando o tempo estiver acabando, o que possibilita ao motorista renovar o crédito pelo celular ou retirar o veículo do local. Por enquanto o sistema não permite compra fracionada, ou seja o usuário não pode pagar um valor proporcional ao período que deixou o carro estacionado.

Para fiscalizar, os agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) terão acesso a um sistema que possibilita saber se o motorista pagou Zona Azul consultando pela placa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.