Voto de Tabata Amaral para reforma da Previdência divide opiniões na web

A deputada desapontou parte do eleitorado, mas ganhou a simpatia de novos admiradores

O voto da deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) nesta quarta-feira (10) durante a aprovação do projeto da reforma da Previdência na primeira fase da apreciação da matéria na Câmara criou uma espécie de guerra de hashtags na internet.

Tabata votou a favor das mudanças nas regras de aposentadoria propostas pelo governo de Jair Bolsonaro, desacatando uma orientação dada pelo presidente do partido a que ela pertence. Na terça-feira (9), o presidente da sigla, Carlos Lupi, disse que quem fizesse o contrário seria expulso da legenda.

A jovem tem tido destaque no cenário político desde o período de campanha eleitoral, em 2018. Jovem da periferia, formada em Harvard, nos Estados Unidos, foi a sexta deputada federal mais bem votada no estado, com mais de 264 000 votos.

Ela caiu de vez nas graças de parte dos eleitores da esquerda quando passou um verdadeiro sermão no então ministro da Educação Ricardo Vélez Rodrigues durante a participação dele na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. As críticas feitas pela parlamentar a Vélez bombaram nas redes sociais à época.

Ao votar a favor do projeto da reforma da Previdência, Tabata desencantou o eleitorado que esperava que ela fizesse o contrário. Todos os deputados do PT (54 parlamentares) votaram contra a proposta. A maioria da bancada do PSB, composta por 32 parlamentares, também fez o mesmo.

A opção de Tabata foi alvo de piadas e embates na internet. Veja algumas mensagens trocadas pelos internautas no Twitter:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s