Continua após publicidade

Moradoras da Vila Leopoldina criam grupo para reunir as mães do bairro

Elas dividem receitas, trocam dicas de maternidade e discutem criminalidade na região; página no Facebook tem mais de 2 900 membros

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 11h49 - Publicado em 10 dez 2015, 16h46
Mães da Leopoldina
Mães da Leopoldina (Divulgação /)
Continua após publicidade

A nutricionista Ana Kika Lanari Chaves participa de dez grupos no WhatsApp e quase 100 no Facebook sobre maternidade. Mãe de Bernardo, de 7 anos, e Sofia, de 4 anos, ela encontrou nesses fóruns dicas de assuntos diversos, de receitas a serviços. Foi lá que conheceu a advogada Juliana Dias Moraes Gomes, mãe de Murilo, de 11 anos e Heloisa, de 5 anos e  voraz por informações. Descobriram que eram vizinhas e marcaram um café. No mesmo dia, criaram a página “Mães da Leopoldina”, um grupo secreto no Facebook para trocar ideias com outras moradoras do bairro da Zona Oeste.

+ 9 curiosidades sobre o Shopping Leste Aricanduva

No coletivo privado de mais de 2 900 membros só entram mulheres. Entre as discussões, aparecem, por exemplo, indicações de restaurantes e médicos, discussões políticas, anúncios de doação de uniforme escolar e fotos dos filhos.

Também surgem denúncias de lugares perigosos, com alertas de crimes no bairro. Em 2015, até outubro, foram três homicídios, 1264 furtos, sete estupros e 602 roubos registrados pelo 91º DP, da região do Ceagesp.

+ O melhor roteiro para conhecer as galerias da Vila Madalena

Não só as moradoras da Vila Leopoldina podem acessar a página, mas ainda quem trabalha nos arredores. Para participar, é preciso ser convidado por outro membro. “A ideia é conhecer melhor o pedaço”, diz Ana. “Queremos também sair um pouco do mundo virtual, marcando encontros.”

Continua após a publicidade

Neste ano, as amigas organizaram dois happy hours em um restaurante que reuniram mais de 150 pessoas. Algumas chegaram tímidas, mas ao lembrarem dos papos animados na internet, se descontraíram. “Podemos fazer amizades, conversar sobre qualquer coisa, desde que sejam respeitadas as regras do grupo”, disse Juliana. São onze, no total, entre elas: respeito, bom senso e proibição de comercialização de produtos. “Não queremos que vire classificados.” 

+ Dez panetones para ostentar neste Natal

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.