Continua após publicidade

VEJA SÃO PAULO selecionou trinta programas gratuitos

A 28ª Bienal é uma das dezenas de atrações gratuitas que a cidade oferece. Além desse importante evento de arte, há outras opções como shows e peças de teatro para crianças

Por Dirceu Alves Jr., Helena Galante, Jonas Lopes
Atualizado em 6 dez 2016, 09h05 - Publicado em 18 set 2009, 20h28

Bienal

Playground, shows e muito papo-cabeça

O curador da 28ª Bienal de São Paulo, Ivo Mesquita, perde a paciência quando alguém chama o evento que começa neste domingo (26), no Ibirapuera, de A Bienal do Vazio. “Nós nunca nos referimos a ela assim”, afirma. “Há muita coisa para ver.” Bem, nem tanta coisa assim. Em 2006, foram convidados 118 artistas de 51 países. Agora, são 42 nomes de 21 países. Mas vazio mesmo só o 2º andar do pavilhão projetado por Oscar Niemeyer ? o mezanino tem um video lounge para exibição de filmes. Chamado de Praça, o térreo terá apresentações de bandas como Los Super Elegantes, grupos de dança e performances. “Queremos reunir ali o público não especializado”, diz Mesquita. “Dependemos da captação pública de dinheiro e seria hipocrisia expor para pouca gente.” Grande parte dos 9 milhões de reais previstos no orçamento da Bienal vem da prefeitura e de recursos captados via Lei Rouanet.

Algumas obras prometem ser divertidas. É o caso do playground da argentina radicada no Brasil Carla Zaccagnini, montado no Parque do Ibirapuera. O esforço coordenado de crianças que brincarem ali fará funcionar um chafariz. Já os escorregadores do belga Carsten Höller levarão os visitantes do 2º e 3º andares ao térreo. A programação prevê ainda atrações inusitadas. Entre 4 e 16 de novembro, por exemplo, o santista Maurício Ianês circulará pelo prédio da Bienal dependendo dos espectadores para se vestir, comer e dormir. No início, ficará nu. “Estou me preparando inclusive para ser ignorado”, afirma Ianês. “Pretendo suportar pelo máximo tempo possível.”

Está a fim de um papo mais cabeça? O 3º andar estará direcionado à discussão sobre a utilidade do atual modelo de bienais. Em uma arena ocorrerão debates e conferências. Ao mesmo tempo, uma série de 23 exposições se dedicará ao trabalho de documentação e memória. Ali, a sérvia Marina Abramovic apresentará a instalação Galeria de Retratos em Vídeo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.