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Empresa vegana brasileira lançará réplica de carne

O produto, que foi desenvolvido nos Estados Unidos, deve chegar ao mercado até a segunda quinzena de maio

Por Matheus Prado 28 mar 2019, 19h13

Proteína isolada de soja, ervilha, beterraba, fécula de batata e óleo de coco. Podia ser receita de salada, mas são alguns dos ingredientes da réplica vegana de carne da Behind the Foods. A marca, criada pelo publicitário Leandro Mendes, promete chegar ao mercado em maio com sabor e textura fiéis ao da proteína bovina.

Tudo começou em 2015, quando o rapaz, a fim de mudar seus hábitos alimentares, decidiu se tornar vegano “da noite para o dia”. Juntou isso com a vontade de empreender, largou o trabalho em São Paulo e partiu para os Estados Unidos. Lá, pesquisou sobre o mercado, patentes, perfil de sabor… Percebeu que existe uma demanda grande por réplicas de proteína animal no Brasil, mas a indústria não acompanha.

Na base do autodidatismo, criou a estrutura de seu negócio. Conseguiu um software que analisa patentes para entender o que a Impossible Foods e a Beyond Meats – selos americanos consolidados – já tinham feito na área. Também arrendou uma máquina que analisa o perfil de sólidos a partir de vários indicadores: perfuração, solidez e textura. Fez isso com carnes cruas e cozidas e procurou replicar os resultados.

Com a pesquisa inicial pronta, Mendes retornou para São Paulo, onde vai lançar a marca. Ele argumenta que o mercado americano é muito consolidado, então vale a pena investir aqui. Na sua equipe, aparecem um engenheiro agrônomo para cuidar da produção e uma pesquisadora na área de biotecnologia, que começará a trabalhar na segunda versão do produto. A fábrica está pronta, apenas aguardando liberação legal.

Mendes fez vários testes de composição para seu produto Leandro Mendes/Divulgação

O lançamento está previsto para a segunda quinzena de maio. Inicialmente, o produto estará disponível em formato moído, de hambúrguer ou salsicha. Mendes também tem planos de criar versões parecidas com as carnes suínas e de frango. A ideia é distribuir para restaurantes e hamburguerias em um primeiro momento, chegando depois ao consumidor final.

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