Vagas de carro se transformam em espaço de convivência
Espaço segue montado até dezembro e está ao lado do Conjunto Nacional
Quem passar pela Rua Padre João Manuel, ao lado do Conjunto Nacional, no bairro Cerqueira César, vai se deparar com uma espécie de mini-praça no meio da rua. Plantas, bancos e mesas foram colocados no lugar de duas vagas de carro, criando uma Zona Verde. A iniciativa faz parte da Programação da X Bienal de Arquitetura e fica no espaço até o dia 7 de dezembro. A ação foi desenvolvida pelo Instituto Mobilidade Verde em correalização com o grupo Design OK.
A inspiração para a Zona Verde são os parklets, criados em São Francisco, nos Estados Unidos, mas que se proliferam por várias cidades do mundo, especialmente durante o verão. O objetivo, segundo os organizadores, é incentivar a ocupação do espaço público, de forma até a questionar a ocupação das pessoas em contraste à dos carros.
Além de ficar aberta para quem estiver de passagem pelo lugar, a Zona Verde terá uma programação própria em vários dias:
20 de Novembro
12 horas – Alex Stein – Expedição Urbana Do Ibirapuera ao Central Park NY de Bicicleta
22 de novembro
Das 12 horas às 13h30 – Intervenção Sonora – O Som e a Cidade
23 de novembro
10 horas – Saída para Bike Tour – Conexão Cultural X Bienal de Arquitetura de SP
12 horas – Autor do livro Cidade do Paraíso – leitura de trechos do livro sobre como é viver em Paraisópolis, a maior favela de São Paulo
28 de novembro
Das 18h30 às 20 horas – Intervenção Sonora – O Som e a Cidade
30 de novembro
11 horas – Palestra Cidade código aberto: a relação dos movimentos de cultura livre com a re-descoberta da cidadania. Mariana Nobre: Pesquisadora de Tendências e fundadora do Atelier do Futuro
3 de dezembro
Das 12 horas às 13h30 – Intervenção Sonora – O Som e a Cidade
6 de dezembro
Das 10 às 18 horas – Bicicloteca na Zona Verde – estímulo à leitura/descanso