Avatar do usuário logado
Usuário

Vagas de carro se transformam em espaço de convivência

Espaço segue montado até dezembro e está ao lado do Conjunto Nacional

Por Redação Veja São Paulo 13 nov 2013, 12h59 | Atualizado em 5 dez 2016, 15h27
Vagas de carro se transformam em espaço de convivência Priorizar nos meus resultados Google

Quem passar pela Rua Padre João Manuel, ao lado do Conjunto Nacional, no bairro Cerqueira César, vai se deparar com uma espécie de mini-praça no meio da rua. Plantas, bancos e mesas foram colocados no lugar de duas vagas de carro, criando uma Zona Verde. A iniciativa faz parte da Programação da X Bienal de Arquitetura e fica no espaço até o dia 7 de dezembro. A ação foi desenvolvida pelo Instituto Mobilidade Verde em correalização com o grupo Design OK.

A inspiração para a Zona Verde são os parklets, criados em São Francisco, nos Estados Unidos, mas que se proliferam por várias cidades do mundo, especialmente durante o verão. O objetivo, segundo os organizadores, é incentivar a ocupação do espaço público, de forma até a questionar a ocupação das pessoas em contraste à dos carros.

Além de ficar aberta para quem estiver de passagem pelo lugar, a Zona Verde terá uma programação própria em vários dias:

20 de Novembro

12 horas – Alex Stein – Expedição Urbana Do Ibirapuera ao Central Park NY de Bicicleta

Continua após a publicidade

22 de novembro

Das 12 horas às 13h30 – Intervenção Sonora – O Som e a Cidade 

23 de novembro

10 horas – Saída para Bike Tour – Conexão Cultural  X Bienal de Arquitetura de SP

12 horas – Autor do livro Cidade do Paraíso – leitura de trechos do livro sobre como é viver em Paraisópolis, a maior favela de São Paulo

Continua após a publicidade

28 de novembro

Das 18h30 às 20 horas – Intervenção Sonora – O Som e a Cidade 

30 de novembro

11 horas  – Palestra Cidade código aberto: a relação dos movimentos de cultura livre com a re-descoberta da cidadania. Mariana Nobre: Pesquisadora de Tendências e fundadora do Atelier do Futuro

3 de dezembro

Das 12 horas às 13h30 – Intervenção Sonora – O Som e a Cidade 

Continua após a publicidade

6 de dezembro

Das 10 às 18 horas – Bicicloteca na Zona Verde – estímulo à leitura/descanso

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês