Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

USP sobe em ranking das universidades com melhor reputação no mundo

Universidade de São Paulo ganha trinta posições na lista das top 100 feita por uma instituição londrina

Por Veja São Paulo Atualizado em 5 dez 2016, 12h42 - Publicado em 11 mar 2015, 23h34

Nesta quarta (11), foi divulgado um ranking das universidades com a melhor reputação no mundo, o World Reputation Ranking, e a USP figura entre as 100 melhores instituições de ensino superior, segundo a lista feita pela Times Higher Education (THE).

+ Irregularidades podem levar construtoras a perder o Parque Augusta

Neste ano, a universidade aparece na faixa entre do 51º e o 60º lugar, enquanto que em 2014, a USP estava na faixa de 81º ao 90º lugar. Para chegar a essa conclusão, o World Reputation Ranking se baseou nos resultados de consultas realizadas junto a 10 507 acadêmicos de mais de 150 países. O ranqueamento das instituições foi elaborado tendo como principal critério a excelência na pesquisa e no ensino.

Os pontos para avaliar a reputação são referentes ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento. Os acadêmicos consultados puderam destacar as universidades que consideravam as mais fortes, regional e globalmente, em suas áreas específicas, dentre mais de 6 000 instituições de ensino superior existentes no âmbito mundial.

+ Protesto em frente ao prédio da Petrobras reúne cerca de 300 pessoas

Entre as dez primeiras colocadas estão oito universidades dos Estados Unidos e duas do Reino Unido. A Universidade Harvard segue em primeiro lugar com a maior reputação acadêmica. Já as instituições britânicas de Cambridge e Oxford superaram o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade Stanford e agora estão na segunda e terceira posições, respectivamente.

Em 2014,  a USP deixou de ser classificada como a melhor universidade da América Latina. A instituição de São Paulo perdeu o primeiro lugar no ranking internacional da consultoria britânica QS para a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

+ Confira as últimas notícias da cidade

Continua após a publicidade
Publicidade