Continua após publicidade

Em Lisboa, universitários oferecem pedras para atirar em brasileiros

Caso ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Por Matheus Prado
29 abr 2019, 16h56

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) está em época de eleições estudantis. Diversas chapas disputam o comando da associação de estudantes, como são conhecidos os diretórios acadêmicos por lá. A campanha de uma delas, não muito amistosa com os estudantes brasileiros, chamou atenção nesta segunda (29). Em uma caixa de madeira cheia de pedras, lia-se a mensagem: “Grátis se for para atirar a um zuca que passou à frente no mestrado”.

O termo “zuca” é um diminutivo de brazuca, e “passou à frente no mestrado” sugere que os sul-americanos roubaram as vagas dos lusos na instituição. Eduarda Calado, recifense de 24 anos, é mestranda na faculdade e explica o ocorrido. “Ano passado a seleção para o mestrado abriu antes da licenciatura (graduação daqui) terminar e isso fez com que alguns portugueses só se inscrevessem na segunda oportunidade e, por consequência, muitos brasileiros entraram na primeira fase, que tinha mais vagas”, resume.

Incomodados com a provocação, “os brasileiros foram perguntar o que era, argumentando xenofobia. Os portugueses disseram que era brincadeira, humor”, conta Eduarda.

Por meio de nota, a FDUL afirma “ter orgulho de ser um espaço de liberdade de opinião” e que estes valores “devem coadunar-se com o respeito por todos os alunos”. Confira a nota completa abaixo:

Continua após a publicidade
(Reprodução/Veja SP)

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.