Bar de Pinheiros é acusado de incitar a violência contra a mulher

Underdog volta a gerar revolta de internautas com brincadeira que "talvez tenha sido de mau gosto”, de acordo com sócio

O bar Underdog, em Pinheiros, foi acusado de apologia da violência contra a mulher após publicar dois vídeos no Instagram no último dia 13. A primeira das gravações acabou sendo retirada pelo Instagram do ar depois de receber uma onda de protestos nas redes sociais.

No filme que foi derrubado, o sócio do endereço Santi Roig simula uma agressão a uma funcionária que teria errado o preparo de um pedido após a queixa do cliente. Na segunda, ela aparece com o olho roxo temperando a carne de um hambúrguer sob gritos de seu superior: “Pouco sal”. A personagem que sofre a falsa agressão é a responsável pela grelha da hamburgueria, Carol Carvalho.

Ontem, o domingo (14), Roig publicou uma série de pequenos vídeo para se retratar. Segundo ele, a intenção “não era mostrar que bater em mulher é legal”. “Minha ideia era focar na sátira desses chefs que são bipolares. Chegam na mesa e tratam bem o cliente. E chegam na cozinha e sentam a porrada no staff”, explicou.

View this post on Instagram

Direito de resposta 🙂

A post shared by @ underdogbar on

Roig afirmou que a funcionária que aparece nos vídeos é formada em cinema e tem um dos cargos mais altos do estabelecimento. Ele não pediu desculpas, mas admitiu que sua “brincadeira talvez tenha sido de mau gosto”.

O empresário disse ainda que o deboche e o sarcasmo fazem parte das estratégias de comunicação do Underdog desde a fundação. “É o posicionamento do restaurante. Sempre fizemos isso desde o primeiro dia”, contou.

Procurado por VEJA SÃO PAULO, o empresário defendeu que alimentar essa polêmica “incentiva pessoas mal educadas e mal intencionadas a usar qualquer argumento para tentar detonar alguém”. E prossegue: “Pessoalmente, acho que tudo já foi falado.”

Não é a primeira vez que a casa comandada por Roig se envolve em polêmica por causa de uma tentativa de piada. Em março de 2017, despertou a revolta nos clientes uma mensagem escrita em uma placa pendurada numa das paredes: “Aqui seu cão é bem-vindo!!! Mas crianças, favor amarrá-las ao poste”, dizia o texto.

Como se vê, parece que a estratégia de marketing é “pouca confusão é bobagem”.

*Após a publicação desta matéria, o empresário Santi Roig enviou à reportagem uma cena da comédia Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! (1980). No trecho do filme, homens e mulheres estapeiam uma passageira em pânico num avião, em tom jocoso. “Por pior que seja a graça pra alguns, pra outros está claro que é uma brincadeira”, afirma. “Essas mesmas pessoas que estão atacando o estabelecimento podem ver que esse tipo de humor está em todo lugar.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s