Continua após publicidade

Morre Therezinha Zerbini, ativista pelos direitos humanos

Ícone da resistência durante a Ditadura Militar, fundou o Movimento Feminino pela Anistia, que lutava pela redemocratização do Brasil

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h42 - Publicado em 14 mar 2015, 23h24

Morreu neste sábado (14) a advogada Therezinha Zerbini, aos 87 anos. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o corpo foi velado no Cemitério do Araçá, na Consolação, e levado em seguida ao crematório da Vila Alpina. 

Ativista pelos direitos humanos, Therezinha combateu a ditadura militar e chegou a ficar presa em 1970. Cinco anos depois, fundou o Movimento Feminino pela Anistia, que lutava pela redemocratização do Brasil.

+ Memória: o adeus a Inezita Barroso

Therezinha era viúva de Euryale de Jesus Zerbini, general do exército que fez oposição ao golpe de 1964. Seu cunhado, o médico Euryclides de Jesus Zerbini, foi um dos pioneiros da cirurgia cardíaca em todo o mundo.

A Ordem dos Advogados de Brasil em São Paulo publicou uma nota de falecimento no site da organização. “Therezinha Zerbini teve um papel expressivo ao longo de toda a ditadura militar pela coragem e força que demonstrou em situações difíceis e complexas. É, sem dúvida, um exemplo para nós. Ela escolheu combater o bom combate, lutando pela Justiça e defendendo àqueles que careciam de apoio. Foi uma heroína da resistência”, diz Marcos da Costa, o presidente da OAB SP.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.