Clique e assine com até 89% de desconto

Teste de paulistano dá positivo para coronavírus

Caso foi comprovado em exame de contraprova e é o primeiro da doença no Brasil

Por Alessandra Balles Atualizado em 28 fev 2020, 13h14 - Publicado em 25 fev 2020, 20h57

O teste de um homem de 61 anos deu positivo para o novo coronavírus. Ele mora em São Paulo e esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, a trabalho, entre 9 e 21 de fevereiro. Com sinais como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza, ele fez a checagem no Hospital Albert Einstein. O caso foi para o Instituto Adolfo Lutz, para contraprova, e foi confirmado. O instituto é laboratório de referência nacional.

Este é o primeiro caso de cornonavírus no Brasil. As secretarias municipal e estadual da Saúde de São Paulo, com o apoio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), estão realizando a identificação de pessoas no domicílio do paciente, no hospital e também no voo que veio da Itália, onde 11 pessoas já morreram vítimas da doença.

No momento, de acordo com informações do Ministério da Saúde, há vinte casos suspeitos da doença no Brasil. Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados.  “Agora [com a confirmação] é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse nesta quarta (26) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Segundo ministério, no mundo, já foram registrados mais de 80,2 mil casos do coronavírus em 34 países. São 2 700 mortes causadas pela doença, sendo que os casos mais graves são aqueles que afetam pessoas com mais de 60 anos.

  • + OUÇA O PODCAST #SPsonha

    Continua após a publicidade
    Publicidade