Clique e assine por apenas 6,90/mês

Termo de compromisso é assinado para mudança de local da Ceagesp

A mudança é discutida há pelo menos vinte anos. Um dos locais cotados para abrigar o entreposto é Perus, na Zona Norte

Por Adriana Farias - 6 jul 2017, 20h16

O primeiro passo concreto para efetivar a transferência da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), da Vila Leopoldina, Zona Oeste, para outra região da capital, foi realizado na prefeitura na tarde desta quinta-feira (6). Trata-se da assinatura de um termo de compromisso entre os governos municipal, estadual e federal.

No documento firmado entre o ministro da Agricultura Blairo Maggi, o secretário de Agricultura e Abastecimento do estado Arnaldo Jardim, o presidente da Ceagesp Johnni Nogueira e o prefeito João Doria, com a presença de donos de boxes, decidiu-se que será aberta uma licitação em breve para a escolha do melhor local. Entre os pontos cotados está Perus, na Zona Norte. Também determinou-se que na área designada será implantado um parque de tecnologia, inovação e empreendedorismo, provavelmente com o auxílio da Embrapa e do Instituto Paula Souza.

Há pelo menos vinte anos se discute a mudança de região do entreposto. Em dezembro do ano passado, o então prefeito Fernando Haddad (PT) assinou decreto que autorizava um grupo de produtores e comerciantes a apresentar um projeto para a realocação.

O grupo Nesp, composto por 25 produtores e comerciantes, tem um projeto de construir a sede em uma área de mais de 4 milhões de metros quadrados – a atual tem 700 000 metros quadrados e já não comporta mais o crescimento dos boxes. O investimento previsto para esse plano é de cerca de 5 bilhões de reais.

Publicidade