Maior ‘Super Lua’ dos últimos 68 anos será vista nesta segunda (14)

Para enxergar o astro em versão maior e mais brilhante, o ideal é estar em um lugar com pouca iluminação e fugir do céu nublado

Na última vez que a lua esteve tão perto da Terra, o Ibirapuera não existia e a USP era ainda uma jovem universidade. Na próxima segunda (14), os paulistanos poderão conferir a aparição da maior Super Lua vista em quase 70 anos. 

+ Últimas notícias: fique por dentro do que acontece na cidade

Super Lua é nome popular para quando o satélite atinge a fase cheia e o perigeu (menor distância do planeta Terra) ao mesmo tempo. O satélite estará à menor distância do planeta desde aquela época, cerca de 355 000 quilômetros, cerca de 30 000 a menos que a distância normal. Segundo o Climatempo, a lua só estará tão perto de novo em 2034. 

Para enxergar o astro em versão maior e mais brilhante, o ideal é estar em um lugar com pouca iluminação e fugir do céu nublado. Do Observatório do Instituto de Astronomia da Universidade de São Paulo (IAG-USP), em Valinhos, Messias Fidêncio Neto afirma que a diferença entre o fenômeno de novembro e outras superluas não é percebida a olho nu. Haverá outra chance no dia 14 de dezembro, a última Super Lua do ano.

Para quem quiser celebrar de um jeito especial, a dica é participar da tradicional Meditação da Lua, que acontece no Parque Ibirapuera e nas praças Charles Miller, no Pacaembu e Praça da Nascente (Pompeia), a partir das 20 horas. E não é preciso fazer o estilo ‘zen’ para participar: as sessões serão conduzidas por especialistas. Confira a programação completa aqui.

(com informações de Estadão Conteúdo)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s