Continua após publicidade

STF suspende transferência de Lula para presídio de Tremembé

Por 10 votos a 1, ministros acolheram pedido da defesa do ex-presidente que até então cumpria pena na sede da PF em Curitiba

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 ago 2019, 18h07

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) suspenderam nesta quarta-feira (7) a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo.

Mais cedo, a Justiça tinha determinado a transferência de Lula para a capital. Desde o dia 7 de abril de 2018, o ex-presidente estava preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpria pena de 12 anos e 1 mês de prisão por ter sido condenado no processo do caso tríplex do Guarujá.

O ministro Edson Fachin atendeu a um pedido da defesa de Lula e suspendeu a transferência. Fachin concedeu a liminar durante sessão plenária da corte nesta quarta.

Em seguida, o plenário do STF apreciou se aprovava ou não a liminar de Fachon. Dez magistrados foram a favor a suspensão da transferência. E apenas um votou contra. O único que se opôs foi o ministro Celso de Mello, que apontou que a defesa deveria ter recorrido à Justiça Federal do Paraná.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.