Continua após publicidade

Heliópolis terá força-tarefa do IBGE para o Censo Demográfico

Parceria entre instituto, Data Favela e Cufa pretende reduzir número de moradores de domicílios na comunidade que não responderam ao questionário

Por Clayton Freitas
24 mar 2023, 18h56

Para tentar reduzir a quantidade de moradores da maior favela de São Paulo, a de Heliópolis, na Zona Sul, que ainda não responderam ao Censo Demográfico, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) contará com a ajuda da Cufa (Central Única das Favelas) e o Data Favela para visitar as casas dos moradores.

+Piloto paulistano Lucas Di Grassi é principal nome da história da Fórmula E

Os integrantes da Cufa e do Data Favela atuarão como uma espécie de guia para os recenseadores. A ação, denominada “Favela no Mapa”, será lançada neste sábado (25) com a presença de Cimar Azeredo, presidente interino do IBGE, Renato Meirelles, fundador do Data Favela e colunista da VEJA, e o presidente da Cufa Brasil, Preto Zezé. A ação também será realizada no Rio de Janeiro.

Segundo os organizadores da iniciativa, além da recusa, algo que ocorre não só em favelas, existem outras questões que dificultam o trabalho dos profissionais contratados pelo Censo, tais como a dificuldade de acesso e ainda a omissão de domicílios, como é o caso de pessoas que moram em lajes ou nos fundos de alguma construção.

+Furto de bicicletas aumenta 13% na capital e bate recorde histórico

Dados divulgados pelo Data Favela e adiantado pela Vejinha em reportagem sobre a Expo Favela indicam que 3,4 milhões de pessoas moram nessas comunidades no estado, o equivalente a 7,7% da população paulista.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.