Continua após publicidade

Deputados estaduais querem veto a banheiros unissex e preservação sexual

Pautas de costumes estão entre as mais de 170 propostas protocoladas na Assembleia Legislativa

Por Clayton Freitas
30 mar 2023, 17h08
Alesp.
Alesp (Agência Alesp/Divulgação)
Continua após publicidade

Os deputados estaduais que tomaram posse no dia 15 de março último protocolaram as primeiras propostas que tentarão transformar em leis no decorrer de seus mandatos, muitas delas as chamadas “pautas de costumes”.

+Duas apostas dividem prêmio de quase R$ 75 milhões da Mega-Sena

A lista publicada no Diário Oficial Legislativo traz a relação de 172 dessas proposituras, sendo que cerca de 50 delas são projetos de leis. Os projetos abordam os mais variados temas, que vão de veto a banheiro e vestuário unissex, passando por incluir a disciplina de inteligência emocional nas escolas até a criação de um programa denominado “Escolhi Esperar” para conscientizar os adolescentes sobre os riscos de gravidez precoce.

Outras mais de 60 ideias são para criar as chamadas frentes parlamentares, que se caracteriza pela união de deputados para articular políticas públicas para assuntos de seu interesse ou regiões. A lista inclui, entre outros, a Unesp, Linha 20 Rosa do Metrô, Escolas Militares, a de apoio a Municípios do Grande ABC, LGBTQIA+ e ainda Combate às Mudanças Climáticas.

+Acordo encerra briga judicial de 45 anos de ferroviários por aposentadoria

As que devem chamar mais a atenção são as CPI’s (Comissões Parlamentares de Inquérito) criadas para investigar determinado assunto. A lista inclui 20 delas, e querem abordar, entre outros temas, a colpes com PIX e clonagem de cartões, as Lojas Americanas, tratamento hormonal para adolescentes trans, e também sobre o tiroteio ocorrido durante o ato da campanha do então candidato ao governo do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos), eleito governador.

O protocolo é apenas o primeiro passo de um longo caminho que qualquer proposta deve percorrer antes de virar lei. Os projetos ainda precisam ser avaliados pelas comissões temáticas, que vão avaliar aspectos tais como se ele é legal e viável economicamente, e só depois disso é que são votados em plenário, o que não tem data para ocorrer.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.