Ex-senador do PT é alvo de ofensas em voo de SP para o Rio

Dois dias depois de Lula ser solto, passageiros aparecem em vídeo chamando Lindbergh Farias de ladrão e pedindo que aeromoças tirem o político do avião

Ex-senador do PT, Lindbergh Farias aparece em um vídeo sendo alvo de xingamentos dentro de um avião que pegou para voltar ao Rio de Janeiro neste domingo (10). Carioca, Farias retornava de São Paulo, onde acompanhou o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, solto da cadeia na sexta-feira (8), em um evento realizado em São Bernardo do Campo, na região metropolitana.

Na gravação que está circulando as redes sociais, passageiros do mesmo voo começaram a provocar o parlamentar. “Vai pegar o jatinho do Huck, rapaz”, afirmavam. Elas faziam referência ao fato de Lula ter usado um jatinho da empresa do apresentador da Rede Globo para viajar de Curitiba, onde ficou preso por mais de um ano, até a capital paulista. Essa informação foi amplamente noticiada neste sábado (9).

Farias aparece no vídeo tentando rebater a onda de críticas que ia recebendo de todos os lados. Em uma das poucas respostas que é possível ouvir, o ex-senador pede respeito a uma passageira sentada logo atrás de sua poltrona. Em outra réplica, rebateu: “Fala sobre o Queiroz”. Queiroz foi assessor parlamentar de Flávio Bolsonaro, um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, e é investigado por ter movimentado atípicos rendimentos de 1,2 milhão de reais.

Outros viajantes chegaram a xingar Farias de ladrão. Pouco tempo depois, uma mulher se levanta de seu lugar e se dirige até o político. Pelo vídeo, é possível ouvi-la aconselhando o petista: “não dá bola. É isso o que eles querem”.

Mas a bate boca continuou. Outro passageiro grita: “sem vergonha. Aqui dentro só tem trabalhadores”. Farias também responde a essa provocação: “nós aqui também somos trabalhadores, meu amigo”, diz com mais calma. Em seguida, outro viajante repete várias vezes que Farias é ladrão. “Ele é ladrão. Roubou”, afirma.

Quando o ex-senador tentou questionar novamente os passageiros sobre onde estaria Queiroz, um rapaz surge no vídeo insinuando que Lula só conseguiu deixar a prisão por ter alterado a lei. O ex-presidente foi liberado da cadeia por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Na quinta-feira (7), a Corte entendeu que réus só poderão ser presos após o processo ter transitado em julgado. Lula foi para a cadeia depois de ter sido condenado em segunda instância.

A mesma mulher que tinha se levantado para aconselhar o político volta a conversar com ele. “Nós estamos rebatendo a urna, cara”, diz ao ex-senador do PT.

Ainda de acordo com a gravação, Farias afirma em voz alta que “essa turma do Bolsonaro é assim”. Em resposta, um outro passageiro diz que ali ninguém era eleitor de Bolsonaro. “Somos brasileiros, patriotas”, rebate. “Nossa bandeira nunca vai ser vermelha. Ela é verde e amarela”.

A passageira que conversava com o ex-senador recomenda, também em voz alta, que o político fique calado. “Então vamos ficar calados”, sugere. A viajante que estava ao lado do ex-parlamentar emenda, com outra provocação: “É claro que tem que ficar calado. Não tem como se defender”.  Em determinado momento do vídeo, os passageiros perguntam para uma aeromoça se não podem tirar Farias do voo. “Ele incomoda a gente”, diz um homem.

Até a publicação desta reportagem, a gravação tinha mais de 1 600 compartilhamentos no Twitter. Procurado, Farias não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Conhece aquele ditado, veja com quem andas e direi quem es….Esse Lindbergh Farias é um pilantra que saiu das classes da UNE para roubar muito no governo anterior….Não tá preso ainda?