Terça-feira é dia de dobradinha. Saiba onde provar esta iguaria
Restaurantes de São Paulo oferecem receitas tradicionais com feijão branco e outras diferentes, como à parmigiana
Essa é daquelas tradições que ninguém sabe ao certo como surgiu nem ousa questionar. Do mesmo modo como feijoada é prato obrigatório às quartas e virado à paulista ocupa os menus às segundas, a dobradinha tem vez às terças-feiras na cidade. “É só passar em bares que você percebe: o pessoal ainda pede a mistura”, afirma o historiador Caloca Fernandes, autor do livro ‘Viagem Gastronômica Através do Brasil’.
+ Leia mais: cinquenta opções para comer bem de segunda a sexta
Confira abaixo dez bares e restaurantes onde provar dobradinha:
Academia da Gula – O bar de especialidade portuguesa dedica o almoço de terça-feira ao bucho com feijão branco, costelinha e linguiça, acompanhados de arroz. O prato individual custa 21,90 reais.
Bolinha – Feijão branco, costelinha defumada, linguiça portuguesa, cenoura, torresmo, couve no alho e arroz complementam a iguaria toda terça por 47,50 reais.
Capuano – Na tradicional cantina da Rua Conselheiro Carrão a dobradinha chega em versão italiana. A receita à parmigiana inclui molho de tomate e queijo, ao preço de 42 reais (serve até três pessoas).
Dona Lucinha – No bufê (38 reais) desse restaurante brasileiro a dobradinha aparece na companhia de feijão branco.
Dona Onça – Se o seu destino for a Avenida Ipiranga, a pedida é este bar. Lá a dobradinha chega na companhia de feijão branco, paio e legumes, além de arroz. O preço é 39 reais.
Empório Ravióli – O prato tradicional de tripas à toscana deste italiano acompanha lombo de porco, linguiça e feijão branco, ao preço de 45 reais por pessoa.
Farofa Paulista – O bar da Alameda Tietê serve sua versão da iguaria com feijão branco, linguiça calabresa, costelinha suína, ovos cozidos e azeitonas verdes a 35 reais.
Maripili – O restaurante espanhol aposta nas comidas de porções reduzidas para partilhar, como tapas. Entre os pratos principais fixos está a dobradinha à moda espanhola, com um molho picante de pimenta-do-reino e embutidos. O preço é 12 reais.
Pasta & Vino – Nesta casa de culinária do país da bota, o prato ganha nome italiano: busecca alla vittorio emanuele (36 reais). Trata-se do bucho com feijão-branco, cubos de batata, frango e linguiça.
Recanto Nordestino – O folclórico bar, que adotou o apelido Bar dos Cornos devido à decoração com chifres de boi, serve o bucho com feijão branco a 10 reais. Se o cliente quiser que acompanhe arroz, o preço sobe para 12 reais.