Rio proíbe o uso de canudos de plástico

Comerciantes que descumprirem as regras terão de arcar com multa alta

O Diário Oficial do Rio de Janeiro publicou nesta quinta (5) a lei que obriga os comerciantes a fornecer aos clientes apenas canudos feitos de material biodegradável, ou seja: os de plástico estão banidos da cidade.

O projeto, de autoria do vereador Dr. Jairinho (MDB), havia sido aprovado pela Câmara Municipal carioca em junho, e foi sancionada agora pelo prefeito Marcelo Crivella.

A medida vale para restaurantes, lanchonetes, bares, barracas de praia e vendedores ambulantes. Quem descumprir as regras terá de pagar multa de 3 000 reais. Reincidentes arcarão com 6 000 reais. Ainda não há data para a determinação entrar em vigor.

A “guerra contra os canudos” foi adotada nos últimos meses em todo o mundo. Recentemente, a cidade de Seattle, nos Estados Unidos, proibiu os talheres e canudos de plástico nos restaurantes e cafés.

Há três meses, o Reino Unido anunciou que pretende proibir canudos, palitos e cotonetes de plástico até o fim do ano, e no fim de maio, a Comissão Europeia propôs proibir talheres, pratos, canudos, mexedores de drinques e hastes de balões de plástico. A medida ainda deve ser discutida pelo Parlamento europeu.

Em São Paulo, existe um projeto de lei que prevê a proibição de fornecimento de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais. O PL, de autoria do vereador Reginaldo Tripoli (PV), estipula multa de até 8 000 reais para quem descumprir a lei.

A discussão ganhou fôlego após a divulgação de um vídeo mostrando dois biólogos tentando retirar canudos do nariz de uma tartaruga-marinha na Costa Rica.

Assista ao vídeo:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s