Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Rio de Janeiro: o outro lado da ponte aérea

Aproveite roteiros feitos sob medida para desfrutar a Cidade Maravilhosa

Por Rachel Verano Atualizado em 27 dez 2016, 18h02 - Publicado em 22 dez 2011, 16h40

Nós temos Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Eles se dividem entre Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco (nos dois casos, por ordem alfabética). Enquanto curtimos o Ibirapuera, a turma do outro lado da Via Dutra aproveita o Jardim Botânico. Nossos sotaques são bem diferentes. Por aqui, o R vira RRR. Lá, o S se transforma em X. As duas cidades sempre cultivaram rivalidades lendárias, mas não há o que discutir sobre a seguinte questão: os cariocas não precisam viajar para encontrar belas praias. E ainda: têm mais dias de sol por ano para aproveitá-las.

Ignorando os limites do bairrismo, muitos estão perdendo o preconceito e se rendendo a essas evidências. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (Abih- RJ), os paulistanos são a grande maioria dos hóspedes dos hotéis da capital fluminense: representaram, em 2010, 22% do total de turistas brasileiros (seguidos por viajantes do interior do Rio, com uma fatia de 5,8%, e do interior de São Paulo, com 5,7%). Menos de uma hora de voo na ponte aérea (ou 440 quilômetros pela estrada) nos separa das areias de Ipanema e do Leblon, das vistas incríveis do Corcovado, do bondinho do Pão de Açúcar e da proximidade de tantas outras atrações.

Ainda não se rendeu a esses encantos? Nunca é tarde para recuperar o tempo perdido. Já conferiu de perto uma parte da Cidade Maravilhosa? Está mais do que na hora de se aprofundar no assunto. Já é um habitué? Saiba que há uma série de novidades que representam ótimos motivos para retornar. Faça o teste para descobrir qual o seu grau de conhecimento sobre a cidade e embarque em um dos três roteiros feitos sob medida para quem conhece quase nada, um pouco ou muito sobre um dos melhores destinos de verão. 

+ Quiz: Rio de Janeiro

Continua após a publicidade
Publicidade