Continua após publicidade

Confronto durante reintegração de posse deixa três feridos e 18 detidos

Conjunto de prédios da Caixa Econômica Federal foi invadido por aproximadamente 940 famílias; PM tentava entrar no local quando foi impedida com barricadas

Por Redação VEJASAOPAULO.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 15h14 - Publicado em 20 fev 2014, 14h34

Uma reintegração de posse de 31 prédios do Conjunto Residencial Caraguatatuba, na Rua Domingos Rubino, em Itaquera, Zona Leste, terminou em confronto entre a Polícia Militar e os moradores, que viviam ali irregularmente desde o ano passado. Para evitar a entrada da PM, os manifestantes fizeram barricadas em ruas que dão acesso ao conjunto. Três pessoas foram detidas e 18 ficaram feridas, segundo a polícia. 

+ Secretário de Cotia é preso por agressão em motel

 + Imobiliária que vetou locação para homossexuais é multada

Perto da entrada principal do condomínio, policiais tentavam avançar com escudos e cassetetes, enquanto moradores jogavam pedras. Por volta das 11h30, os ocupantes começaram a sair dos apartamentos carregando colchões e eletrodomésticos. Às 12h, um apartamento começou a pegar fogo. Em uma quadra, os moradores escreveram frases como “temos crianças nos apartamentos” e as palavras “deficientes” e ‘idosos”.

O grupo formado por 940 famílias havia ocupado os imóveis em julho de 2013. Aproximadamente 120 policiais da Tropa de Choque, da Força Tática e de batalhões da região participam da ação. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) estima que cerca de 3 000 pessoas estavam na ocupação.

Continua após a publicidade

Os imóveis pertencem à Caixa Econômica Federal e são destinados às famílias cadastradas no programa do governo Minha Casa, Minha Vida.

Em nota, “a Caixa esclarece que não negocia com invasores e busca sempre preservar o direito dos reais beneficiários”. O banco afirmou que as obras estavam concluídas e aguardava o processo de legalização para a entrega das unidades aos solicitantes. O sorteio estava previsto para ocorrer entre 7 e 9 de agosto de 2013, mas o empreendimento foi invadido no fim de julho de 2013, impedindo a determinação.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.