Clique e assine por apenas 6,90/mês

Cinco destinos de praia que tiveram novidades de um ano para cá

Confira locais que melhoraram sua estrutura e devem fazer sucesso na alta temporada

Por Rosana Zakabi - Atualizado em 27 nov 2017, 11h55 - Publicado em 24 nov 2017, 06h00

Distrito de Porto Seguro, na Bahia, Arraial d’Ajuda ganhou no fim do ano passado o Parque Nacional do Pau-Brasil, uma área protegida de 19 000 hectares a cerca de 40 quilômetros da orla. O espaço já existia, mas era restrito a cientistas e pesquisadores. Agora, os turistas poderão observar 10 000 espécies de fauna e flora — incluindo, é claro, a árvore que dá nome ao local — e passear por trilhas, mirantes, rios e cachoeiras.

A entrada é gratuita, mas a visita precisa ser agendada com operadoras locais. Até então, a principal atração do município, além da praia, era o Arraial d’Ajuda Eco Resort (☎ 73 3575-8500, www.arraialresort.com; diárias desde 1 500 reais), complexo que conta com hotel e parque aquático. Nos últimos doze meses, a hotelaria também teve novidades, entre elas a abertura da pousada Ravenala (☎ 73 3575-1797, www.ravenalahotel.com.br; diárias desde 400 reais), há menos de um ano, e a inauguração do spa do elegante hotel Maitei (☎ 73 3575-3799, www.maitei.com.br; diárias desde 900 reais), em junho.

Vai lotar mais ainda 

Jijoca de Jericoacoara, a 300 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, já era uma das praias preferidas dos paulistanos, mesmo com o acesso precário. A inauguração do aeroporto, no fim de julho, deve fazer com que esse público aumente ainda mais. “Esperamos um crescimento entre 5% e 7% no número de visitantes”, prevê o secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gusso Wagner.

Priscilla Boffo/Veja SP

A Azul Linhas Aéreas mantém hoje dois voos regulares no local e deve incluir um terceiro em dezembro. A Gol, que opera atualmente voos fretados em parceria com a CVC, vai lançar outros dois, regulares, também a partir do mês que vem. Com isso, o movimento deve chegar a 280 000 turistas no período entre dezembro e fevereiro de 2018.

O mercado aquecido fez com que novos hotéis e restaurantes fossem instalados no município. Foram ao menos dez nos últimos meses, entre eles a pousada Hurricane Jeri Gardens (☎ 85 4062-9101, www.hurricanejerigardens.com; diárias desde 500 reais) e o Café Jeri (Rua do Forró, s/nº, ☎ 88 99972-6868).

Rio de Janeiro zen 

Eduardo Garcia/Opção Brasil Imagens/Veja SP

Situada na Região dos Lagos, Búzios foi descoberta pelos paulistanos como uma alternativa mais tranquila ao Rio de Janeiro. Dados da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico da cidade mostram que, dos 900 000 visitantes que o balneário deve receber nesta estação, 25% são daqui da capital. É um aumento de 10% em comparação com o que se registrou nas temporadas passadas. Se se considerar a quantidade de turistas que chegam dos cruzeiros que atracam na península, o número é ainda maior. São esperadas 190 000 pessoas vindas nos navios, das quais 110 000 são de São Paulo e municípios vizinhos.

Continua após a publicidade

A Praia da Ferradura, uma das queridinhas desse público, também é a que apresenta algumas das principais inaugurações. Uma delas é a pousada Villa Raphael Experience Hotel & Gastronomy (☎ 22 2623-1616, villaraphael.com.br; diárias desde 900 reais), aberta há menos de um ano, de frente para o mar.

O “dono” da praia 

Um dos melhores resorts do país, o Costão do Santinho (☎ 48 3261-1000, http://www.costao.com.br; diárias desde 1 500 reais), em Florianópolis, Santa Catarina, também é um dos que mais devem receber paulistas na alta temporada. Metade de seus clientes (o equivalente a 18 000 pessoas) é do estado, boa parte deles da capital. Para atendê-los, o complexo investiu em melhorias na infraestrutura, entre elas a ampliação da piscina principal e a criação de uma fazendinha com bichos, para entreter as crianças.

Divulgação/Veja SP

Com seis restaurantes e uma área de lazer imensa, que inclui reserva natural aberta ao público com lagoa, dunas e museu arqueológico cheio de escrituras rupestres, o resort é a grande atração da praia em que está localizado, a do Santinho. O local foi um dos poucos não atingidos pela ressaca que assolou a ilha nas últimas semanas.

Na sexta-feira 17, a prefeitura de Florianópolis anunciou um investimento de 5 milhões de reais para recuperar as orlas destruídas, entre elas a de Canasvieiras e a dos Ingleses, e para a instalação de equipamentos turísticos pela cidade, como banheiros e chuveiros nas praias. Uma opção mais simples e barata, também em Santinho, é a Pousada Mar de Cristal (pousada-mar-de-cristal-florianopolis.bedspro.com/pt; diárias desde 300 reais).

As vizinhas ilustres 

Com faixas de areia de mais de 4 quilômetros de extensão cercadas por coqueiros tombados pelo vento, as praias do Cupe e de Muro Alto são quase uma continuação de Porto de Galinhas, em Pernambuco, com a vantagem de ter bem menos gente, ser muito mais preservadas e concentrar os melhores hotéis da região.

Delfim Martins/Pulsar Imagens/Veja SP

Boa parte deles investiu neste ano em infraestrutura e serviços, caso do Prodigy Beach Resort Marupiara (☎ 81 3501- 1496, www.prodigyhotels.com.br; diárias desde 800 reais), que ampliou o número de apartamentos de 128 para 206 e incluiu na área de lazer uma piscina com borda infinita.

O Nannai Resort & Spa (☎ 81 3552-0101, www.nannai.com.br; diárias desde 1 755 reais) passou a oferecer neste mês novos
tratamentos em suas dependências, em parceria com a L’Occitane. E o Summerville Beach Resort (☎ 81 3302-4446, www.summervilleresort.com.br; diárias desde 1 300 reais) teve a área infantil, que conta com clubinho e restaurante, repaginada.

Continua após a publicidade
Publicidade