Os prós e contras dos pagamentos com smartphone
Testamos os três apps disponíveis no mercado
Para checar se funcionam mesmo os aplicativos que permitem pagar a conta em restaurantes, bares e até docerias apenas com o celular, a reportagem de VEJA SÃO PAULO avaliou as três plataformas disponíveis. A primeiro foi o KiiK, em testes nas unidades da Confeitaria Dama, em Pinheiros e Higienópolis, desde novembro de 2013. O processo levou menos de cinco minutos, do cadastro ao momento de digitar o código de segurança do cartão. O sistema deve agradar principalmente aos grupos de amigos, pois possibilita que cada cliente selecione e pague apenas o que consumiu, incluindo os 10% de taxa correspondente.
+ Saiba mais sobre os aplicativos que permitem pagar contas
Na terça (14), experimentamos o PicPay que é também uma carteira virtual (mobile wallet). Na prática, essa função permite que, por meio de sua conta, o usuário transfira pequenas quantias para outras pessoas. Com isso, é possível, por exemplo, organizar um churrasco com os colegas e mandar via app o dinheiro da festa, ao invés de fazer a “vaquinha” durante o encontro ou usar serviços bancários. Da parte dos estabelecimentos, é possível premiar os frequentadores, numa espécie de programa de fidelidade. Foi assim que, ao acionar o software na doceria Le Jardin Secret, na Vila Madalena, ganhamos um desconto de 5 reais. Ponto para o PicPay. Por outro lado, ao contrário dos concorrentes, ele não exibe a conta na tela do telefone.
A experiência com o Snappin, por sua vez, não foi tão positiva. Na noite de quarta (22), no Boteco Ferraz, no Itaim Bibi, pedimos dois chopes. Um formulário de papel foi deixado sobre a mesa com a marcação dos copos solicitados. Quando tentamos pagar digitando o número da nota no app, ele abriu uma caixa de texto com a mensagem: “cliente sem comanda”. Depois de idas e vindas do garçom, encarregado de checar o que poderia ter ocorrido, informaram ser necessário pedir a conta antes, para que os funcionários lançassem a bebida no sistema. Só depois poderíamos efetuar o pagamento via mobile. Teria sido mais ágil pagar do modo tradicional. Talvez o aplicativo funcione melhor em baladas, meio para o qual ele foi desenhado.
Apps na balança
Sinal verde
■ Permite ao usuário selecionar os itens que vai pagar
■ Mantém um histórico dos pagamentos
■ Envia recibos das compras por e-mail
■ Exige o código de segurança do cartão cadastrado para efetuar as transações
Sinal vermelho
■ É preciso pedir a conta impressa antes de dar início às transações no telefone
■ Ainda não permite visualizar o cardápio ou fazer o pedido via mobile
Sinal verde
■ Permite transferir dinheiro para outras pessoas por meio do aplicativo
■ Possibilita que os estabelecimentos criem promoções e programas de fidelidade
■ Mantém um histórico dos pagamentos
Sinal vermelho
■ Não exibe a comanda com os itens consumidos
■ Ainda não permite visualizar o cardápio ou fazer o pedido via mobile
Sinal verde
■ Pede uma senha para abrir o aplicativo
■ Permite pagar mais de uma comanda ao mesmo tempo
Sinal vermelho
■ Nem sempre é possível pagar a conta sem intermédio do garçom
■ Ainda não permite visualizar o cardápio ou fazer o pedido via mobile