Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Propaganda de construtora causa indignação nas redes sociais

Imagem publicada na página pessoal de um jornalista no Facebook mostra rapaz trabalhando como "homem seta", com rosto totalmente encoberto por peça publicitária

Por Redação VEJASAOPAULO.COM Atualizado em 5 dez 2016, 14h26 - Publicado em 19 Maio 2014, 16h04

Uma ação publicitária realizada pela construtora Plano & Plano no Brooklin no sábado (17) tem provocado repercussão negativa nas redes sociais. A foto publicada em um perfil no Facebook mostra um garoto que trabalha como “homem seta”, ou seja, que veste uma placa com as direções e outras informações sobre o empreendimento.

A diferença desse material para outros costumeiramente usados é que, além da seta, há a imagem estilizada de um galã, que cobre totalmente o rosto do profissional contratado.

Metrô República tem ‘catracaço’ após a Virada Cultural

A imagem foi postada pelo jornalista da Câmara Municipal de São Paulo, César Hernandes, de 38 anos, em sua rede social. Segundo ele, o registro ocorreu na esquina da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini com a Avenida Padre Antônio José dos Santos, na Zona Oeste. “O jovem parecia ser menor de idade”, diz Hernandes, por telefone. “Um menino frágil e bem humilde, como se vê na foto. É uma situação degradante.”

Rua na Aclimação amanhece coberta por gelo

Hernandes afirma que presenciou na mesma região outras pessoas segurando placas semelhantes. Até as 15 horas desta segunda-feira (19), a imagem já foi compartilhada por 1 224 pessoas. “A cena é flagrante da discriminação racial, foto muito significativa”, comenta uma internauta. “A culpa também é do público consumidor que é convencido por uma propaganda como essa. A figura da vende mais do que o semblante do menino. Isso é terrível”, afirma outra pessoa.

Em nota, a assessoria da construtora Plano & Plano disse que “a estratégia de divulgação contou com um personagem criado para figurar em todas as ações publicitárias, por essa questão havia uma pessoa atrás da placa”. Diante do questionamento, a empresa também informou que a campanha foi realizada apenas no último fim de semana e não será mais veiculada.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Para entender e curtir o melhor de SP, Veja São Paulo. Assine e continue lendo.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Resenhas dos melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas de São Paulo.

a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo da VejaSP! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Resenhas dos melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas de São Paulo.

Receba semanalmente VejaSP impressa mais acesso imediato às edições digitais no App Veja, para celular e tablet.

a partir de R$ 19,90/mês