Prefeitura divulga programação dos blocos de Carnaval de rua de São Paulo
Os 511 grupos confirmados devem atrair cerca de 15 milhões de pessoas; saiba como pesquisar locais e atrações
A Prefeitura de São Paulo disponibilizou a lista completa dos 511 blocos previstos para desfilar no Carnaval de rua deste ano. A previsão é que o evento reúna 15 milhões de pessoas e possa superar a última edição do evento, realizada em 2020.
+Blocos inéditos, nova gestão e mais: confira as novidades do Carnaval 2023
Inicialmente foram cadastrados 670 grupos, porém, por motivos diversos, 154 deles (23% do total) desistiram. O índice de desistência é similar ao de 2020, quando 865 se cadastraram e 221 desistiram (25% do montante original).
Neste ano, alguns deles alegaram problemas na organização, que, pela primeira vez, está sendo capitaneada pela Secretaria Municipal de Cultura. Entidades que representam os grupos chegaram até a divulgar um manifesto na quarta-feira (1º) informando que o cenário era de “abandono, na combinada falta de planejamento, ausência de transparência e diálogo mal feito”.
+Para brilhar: itens para aproveitar o Carnaval nos bloquinhos
Endereços
Os megablocos, que são assim classificamos pela prefeitura por reunirem mais de 40 000 pessoas cada, desfilarão em vias tais como ruas da Consolação e Laguna, além das avenidas Luis Dumont Villares, Brigadeiro Faria Lima, Marquês de São Vicente e região do Ibirapuera. São os endereços onde o Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Acadêmicos do Baixo Augusta, entre outros, irão desfilar.
Os blocos médios, que reúnem de 5 000 a 10 000 pessoas, vão ocupar vias tais como avenidas Hélio Pellegrino, Vereador Abel Ferreira e Paulo VI, além da Rua Henrique Schaumann. Entre os blocos que se apresentam nestes locais estão o Gambiarra, Quizomba, Casa Comigo e Bloco Vou de Táxi.
+PM usará central de drones para monitorar megablocos de Carnaval de rua
A consulta disponibilizada pela Secretaria Municipal de Cultura está disponível no site https://carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br/ Ela permite que a busca seja feita de quatro formas: nome (é necessário colocar o nome completo); região da cidade (dividida pela subprefeitura da área); data e estilos dos grupos.
Concentração
Assim como já mostrou reportagem da Vejinha no dia 17 de janeiro, embora prefeitura tenha prometido a descentralização do Carnaval de rua, mais da metade (52%) dos blocos confirmados sairão de apenas duas regiões: Centro e Zona Oeste. A Zona Oeste, serão 145 desfiles, sendo a metade deles em Pinheiros (74). Em seguida vem o Centro, com 121 cortejos, quase todos nas imediações da Subprefeitura da Sé. Em seguida aparecem a Zona Sul, com 101, Zona Norte que terá 76, e a Zona Leste, com 68 blocos.