Continua após publicidade

Conheça as primeiras ruas da capital paulista

Os caminhos têm origem na trilha indígena chamada de Peabiru, que cortava o território onde hoje está São Paulo e se estendia até a Cordilheira dos Andes

Por Maurício Xavier Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 nov 2018, 06h00 - Publicado em 23 nov 2018, 06h00
 (Alexandre Battibugli/Veja SP)
Continua após publicidade

Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, uma antiga trilha indígena chamada de Peabiru cortava o território onde hoje está São Paulo e se estendia até a Cordilheira dos Andes. Com base nesse percurso secular, surgiram posteriormente outros caminhos, utilizados pelos habitantes pioneiros da Vila de São Paulo de Piratininga, nome do povoado que deu origem à capital. Eles serviam de estrada não só aos aldeões, mas também aos bandeirantes e a missões de evangelização dos jesuítas. As rotas são mencionadas em atas da Câmara Municipal entre os anos de 1562 e 1600, e foram incluídas em um trabalho de conclusão do curso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), elaborado pelo então estudante Daniel Issa. Confira onde ficavam os primeiros traçados que passavam pela cidade.

Caminho do Ambuaçava

Das matas da região do Caaguaçu, onde hoje é a Avenida Paulista, seguia em direção à Avenida Doutor Arnaldo e continuava até chegar à atual rua Heitor Penteado.

Caminho do Ibirapuera

Iniciava-se na Rua do Ouvidor, subia pela Rua Santo Antônio até onde agora está o cruzamento da Avenida Paulista com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e descia até o vale do Rio Pinheiros.

Caminho do Jeribatiba

Partia do eixo das ruas José Bonifácio e do Ouvidor, no centro, e alcançava o Rio Pinheiros, cruzando o curso d’água no local onde atualmente está a Ponte Eusébio Matoso.

Caminho do Mar

Começava onde hoje fica a esquina das ruas Direita e Quinze de Novembro, na região central, e seguia a várzea do Rio Tamanduateí até chegar à cidade de Santo André.

Continua após a publicidade

Caminho do Piqueri

Saída da Rua Quinze de Novembro, atravessava o hoje canalizado Rio Anhangabaú, sob o famoso vale, e continuava pela Avenida Prestes Maia, até o bairro da Luz.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.