Continua após publicidade

Lula volta a ser elegível após decisão de Edson Fachin

Ministro do STF anulou todas as condenações da Lava Jato

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 mar 2021, 15h56

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou na tarde desta segunda-feira (8) que o ministro Edson Fachin anulou todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas investigações da Operação Lava Jato na Justiça Federal do Paraná.

Pela Lei da Ficha Limpa, Lula volta a ser elegível e recupera os seus direitos políticos com a decisão. Fachin declarou incompetência da Justiça Federal nos casos do sítio de Atibaia, o triplex do Guarujá e suspeitas nas doações ao Instituto Lula.

“Foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal”, diz nota do gabinete do ministro divulgada para a imprensa.

Com a decisão, os processão serão analisados pela Justiça do DF, que determinará se os atos nos três processos podem ser reaproveitados. Fachin, que é relator da Lava Jato, entendeu que a Vara de Curitiba não era o juízo competente para processar e julgar os casos que envolvem o ex-presidente.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.