Avatar do usuário logado
Usuário

Prefeitura reduzirá prazo para emitir alvará de obra

O projeto visa a redução de prazos para empreendimentos residenciais e comerciais novos com mais de 1 500 metros quadrados

Por Estadão Conteúdo 12 dez 2017, 09h10 | Atualizado em 5 set 2025, 18h51
sao-paulo
Vista da parte arborizada dos Jardins e, ao fundo, prédios da Avenida Paulista (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade
Prefeitura reduzirá prazo para emitir alvará de obra Priorizar nos meus resultados Google

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (11) um projeto para reduzir os prazos de emissão de alvarás de empreendimentos residenciais e comerciais novos, com mais de 1 500 metros quadrados, para entre 90 e 120 dias. Segundo a gestão municipal, o processo de aprovação de obras atualmente pode demorar mais de 500 dias.

Regulamento pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), o novo sistema, batizado de Aprova Rápido, entrará em vigor em março de 2018.

De acordo com a Prefeitura, a redução de prazos de aprovação e a liberação mais rápida do Aprova Rápido são possíveis por causa do novo Código de Obras e Edificações (COE), vigente desde julho que torna os procedimentos mais simples.

“A Prefeitura deixa de averiguar detalhes internos das edificações e foca na análise dos aspectos urbanísticos, ambiental, de segurança do uso, acessibilidade e de sustentabilidade”, diz a gestão, em nota. “Os interessados deverão apresentar, no ato do pedido, a documentação completa necessária para a análise do projeto. Caso não se enquadre nos requisitos estabelecidos, será avaliado pelas vias normais.”

[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjc5NjQwNywidGl0bGUiOiJHQ00gcHJlbmRlIHN1c3BlaXRvcyBkZSBmdXJ0YXIgYXJ0aWdvcyBubyBDZW1pdCYjeEU5O3JpbyBkbyBBcmEmI3hFNzsmI3hFMTsifSx7ImlkIjo3OTYyNTUsInRpdGxlIjoiJiN4RDQ7bmlidXMgZGVycnViYSB2aWdhIGVtIHQmI3hGQTtuZWwgZSBjYXJybyAmI3hFOTsgYXRpbmdpZG8ifSx7ImlkIjo3OTYyMTgsInRpdGxlIjoiUEYgYWJyZSBCYWl4byBBdWd1c3RhLCBldGFwYSBkYSBMYXZhIEphdG8gZW0gUyYjeEUzO28gUGF1bG8ifV0=[/abril-veja-tambem]

Continua após a publicidade

A administração municipal espera que a liberação da licença em curto prazo fomente o mercado da construção na capital paulista.

Durante os estudos realizados, a SMUL identificou quatro principais entraves que impediam o licenciamento em menor prazo: a legislação, considerada complexa e burocrática; a deficiência na capacitação dos servidores municipais responsáveis por avaliar os processos de edificação; a falta de tecnologia e mecanismos digitais para tramitação e análise; e a governança com as secretarias municipais envolvidas.

Hoje, quando um pedido de edificação precisa de aval de outras secretarias, o processo é encaminhado para que a análise seja feita in loco pelo técnico dessa pasta. Segundo a Prefeitura, isso provoca demora e atraso dos prazos para a emissão do alvará.

“Estamos trabalhando arduamente para captar recursos e dotar São Paulo de um processo moderno e ágil de licenciamento. Esse é uma das metas do Plano de Governo do prefeito João Doria (PSDB) e representa um avanço considerável no enquadramento da cidade como uma metrópole global e competitiva”, afirmou a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Heloisa Proença.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Premium
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Premium

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês