Clique e assine por apenas 6,90/mês

Prefeita de Ribeirão Preto é presa

Dárcy Vera (PSD), foi levada pela Polícia Federal nesta manhã na “Operação Mamãe Noel”, que investiga desvio de 203 milhões de reais nos cofres públicos da cidade

Por Veja São Paulo - 2 Dec 2016, 09h18

A prefeita de Ribeirão Preto (SP), Dárcy Vera (PSD), foi presa nesta manhã em sua casa, na cidade do interior paulista, na “Operação Mamãe Noel”, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco). A ação cumpre mandados de prisão preventiva, de busca e apreensão e bloqueio de bens em três cidades do Estado de São Paulo, e é a segunda fase da “Operação Sevandija”, iniciada em 1º de setembro, que apura o desvio de um total de 203 milhões de reais nos cofres públicos da cidade do interior paulista.

Segundo a PF, Dárcy foi presa a pedido da Procuradoria Geral do Estado. A polícia e o Gaeco darão entrevista coletiva para detalhar a operação e as outras prisões às 10h30, na sede do Ministério Público de Ribeirão Preto. Segundo a PF, a nova operação apura crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção ativa e passiva, entre outros. O nome “Mamãe Noel”, é uma referência às evidências ainda de que a ex-advogada do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ribeirão Preto Maria Zuely Librandi repassou, entre 2013 e 2016, mais de R$ 5 milhões aos demais denunciados, em dinheiro e cheques, desviados da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

O esquema de desvio no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais foi descoberto acidentalmente nas investigações da “Operação Sevandija” que envolveram interceptações telefônicas, análise de milhares de documentos e envolvia o pagamento de propina para a liberação de honorários advocatícios. Por conta do plano Collor, o Sindicato dos Servidores venceu uma ação de 800 milhões de reais contra o poder público.

As informações são do portal de notícias do Ministério Público do Estado de São Paulo.

+ As principais notícias da cidade

Publicidade