Continua após publicidade

Saiba quais são as praias mais limpas do litoral de São Paulo

Pesquisa da ONG Sea Shepherd Brasil em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP revela os pontos com maior e menor presença de resíduos marinhos no Brasil

Por Tomás Novaes
29 set 2024, 12h54
4 - Passeio de jeep-Praia de Castelhanos
A praia de Castelhanos, em Ilhabela: menor densidade de macroplásticos no estado (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma pesquisa inédita realizada pela ONG Sea Shepherd Brasil, em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP, revela quais são as praias com maior e menor presença de resíduos marinhos em São Paulo e no Brasil.

O estudo, chamado de Expedição Ondas Limpas, durou 16 meses, abrangendo mais de 7 000 quilômetros e 306 praias. Em 100% das praias foram encontrados resíduos plásticos, e em 97% delas foram detectados microplásticos.

Do total de resíduos, 91% são plásticos, e 61% desses são itens descartáveis, como tampas de garrafa. Entre os macrorresíduos, o maior volume encontrado foi de bitucas de cigarro.

Continua após a publicidade

A praia mais poluída do Brasil, segundo o estudo, é Pântano do Sul, em Florianópolis. As cidades de Turiaçu e Paulino Neves, no Maranhão, e Mucuri, na Bahia, apresentaram a menor densidade de macrorresíduo e macroplástico do país.

Quais são as praias mais e menos limpas de São Paulo?

Ficam na Baixada Santista as praias paulistas com maior densidade de resíduos. A Praia do Centro, em Mongaguá, apresenta a maior densidade de microplásticos do estado. Praia das Vacas e Itaquitanduva, em São Vicente, possuem a maior densidade de macrorresíduos e também de macroplásticos.

Do outro lado do espectro, as praias com menor densidade de macroplásticos são Ubatumirim, em Ubatuba, e Castelhanos, em Ilhabela, com 0,06 resíduos por metro quadrado. Logo atrás estão Toque Toque Grande, em São Sebastião, com 0,08, e a Praia da Fazenda, em Ubatuba, com 0,10.

Continua após a publicidade

No caso dos microplásticos, a menor densidade foi encontrada em Itaguaré, em Bertioga, com 1 resíduo por metro quadrado. Em seguida estão praias como Camburi, em São Sebastião, Ubatumirim, em Ubatuba, e Tabatinga, em Caraguatatuba.

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.