Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, será revitalizada

Obras serão custeadas pela iniciativa privada e terão como base um projeto vencedor de um concurso

Cercada por lojas descoladas e barzinhos, a badalada Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, vai ser revitalizada nos próximos meses. A previsão é de que as obras comecem em agosto deste ano.

A repaginação da praça será o resultado de uma parceria entre a Subprefeitura do bairro, a Associação Nacional de Paisagismo (ANP) e a L’oeil, uma loja de decoração localizada bem em frente ao local. Essas três instituições lançaram um concurso para eleger o projeto urbanístico que será usado para a revitalização do pedaço.

Arquitetos, urbanistas e paisagistas poderão inscrever seus projetos até o dia 22 de julho pelo site da empreitada. Na página, há também um espaço onde frequentadores da praça podem participar do processo, dando sugestões do que desejam por lá. A ideia é que os projetos inscritos contemplem o que surgir nessa pesquisa de opinião pública.

Existem apenas dois requisitos para o concurso: os projetos não podem custar mais do que 1 milhão de reais e devem levar em consideração todos os eventos que ocorrem na praça, como a típica (e lotada) feirinha de antiguidades, realizada todos os sábados. A inscrição custa 50 reais a associados da ANP. A quem não for, o preço é de 250 reais.

Após o encerramento das inscrições, todos os projetos vão passar por uma banca composta pelo presidente e vice da associação de paisagismo e o subprefeito de Pinheiros, João Grande. A avaliação será feita com base nos seguintes critérios: criatividade, sustentabilidade, impacto sócio-cultural, funcionalidade, segurança, e viabilidade/manutenção.

O vencedor terá seu projeto usado na obra, que vai ser custeada com dinheiro da iniciativa privada. Os parceiros dessa empreitada já estão em contato com algumas empresas, entre elas um banco e uma marca de cerveja.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s