Chefs ensinam novas versões para a boa e velha pipoca
Truques para não errar na hora de estourar os milhos na panela e oito maneiras diferentes de preparação
Boa para acompanhar um cineminha ou um programa em casa, a pipoca vai bem em diferentes ocasiões e é muito simples de fazer. Amada pela maioria, ela também conquista chefs de cozinha, que emprestam sua habilidade com as panelas para dar um toque gourmet ao petisco.
Existem também alguns truques para deixar a guloseima no ponto. “Deixo o óleo esquentar — prefiro usar o de canola — e jogo um pouco de milho de pipoca. Quando ele começa a estourar, coloco o restante”, ensina Daniela Amendola, do restaurante Oryza. A chef dá ainda outra dica: usar uma panela grande. “Se ela for muito pequena, queima embaixo e não estoura tudo.”
+ Saiba quais alimentos podem melhorar o humor
+ Fondues diferentes para aquecer seu inverno
+ Tudo sobre gastronomia do blog de Arnaldo Lorençato
Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè, aconselha usar uma panela de aço inox com o fundo bem grosso. “No caso de uma pipoqueira de alumínio fino, é recomendável que ela possua uma manivela para manter o constante movimento dos grãos”, orienta.
Para Renata Fernandes, da doceria Folie, o segredo é manter o milho em fogo alto até começar a estourar para, depois, diminuir a chama. “Deixo até que o intervalo entre os estouros seja de cinco segundos e tiro do fogo.”
Quem quiser variar no óleo, pode utilizar manteiga ou azeite extravirgem na panela, como faz Bel Coelho, do Dui.
Confira abaixo oito versões diferentes de fazer pipoca, elaboradas por chefs paulistanos:
SALGADAS
– Pipoca apimentada (Daniela Amendola e Marcio Silva, do Oryza)
Ingredientes:
– 200 gramas de pipoca em grãos
– 30 gramas ou 1 colher de sopa de manteiga
– 1/2 colher de chá ou 3 gramas de curry
Modo de preparar:
Derreta a manteiga com sal no fogo baixo e, quando ela estiver mais líquida, acrescente alguma especiaria em pó, como pimenta-do-reino ou curry. Depois, é só derramar a manteiga por cima da pipoca e misturar.
– Pipoca com alecrim (Renata Fernandes, do Folie)
Ingredientes:
– 200 gramas de milho de pipoca
– 1 ramo de alecrim bem picado
Modo de preparar:
Em vez de óleo, utilize azeite aromatizado. Espere ele esquentar um pouco e jogue o milho e alecrim. É importante deixar o fogo baixo, evitando que a pipoca queime e garantindo que ela pegue o sabor da erva.
– Pipoca ao pesto (Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè e Spago)
Ingredientes:
– 200 gramas de pipoca já estourada
– 1 maço de manjericão
– 1/4 xícara de azeite extravirgem
– 1 colher (sobremesa) de parmesão ralado
– 1 colher (chá) de pinoli
– 1/2 dente de alho
– 1/4 colher (chá) de sal grosso
Modo de preparar:
Antes de começar o preparo do pesto, coloque o copo do liquidificador no freezer para que todo o preparo seja feito em baixa temperatura e evite a oxidação do molho. Adicione metade do azeite extravirgem e os demais ingredientes. Deixe as folhas de manjericão por último para que elas não entrem em contato direto com as lâminas do liquidificador. Utilizando a função “pulsar”, triture tudo e adicione o restante do azeite. Jogue por cima da pipoca.
– Pipoca com queijo (Bel Coelho, do Dui)
Ingredientes:
– 200 gramas de milho de pipoca
– 100 gramas de queijo gruyère
Modo de preparar:Primeiro, estoure a pipoca na panela. Depois de pronta, distribua fatias de gruyère sobre as porções e leve ao microondas por alguns segundos, até o queijo derreter. Misture um pouco para envolver os grãos com o queijo derretido.
DOCES
– Pipoca caramelada (Renata Fernandes, da Folie)
Ingredientes:
– 1 xícara de milho de pipoca
– 1 xícara de açúcar cristal (tradicional ou colorido)
Modo de preparar:
Coloque o milho, o óleo e o açúcar cristal juntos na panela. Deixe os grãos estourarem com o açúcar, assim a pipoca já sai caramelada. Se quiser dar um toque especial, utilize açúcar cristal colorido.
– Pipoca melada (Ana Luíza Trajano, do Brasil a Gosto)
Ingredientes:
– 200 gramas de milho de pipoca
– 50 gramas de rapadura ralada
Modo de preparar:
Estoure a pipoca normalmente. Quando estiver pronta, coloque em uma vasilha e adoce com rapadura ralada e abafe. Misture bem e sirva ainda quente.
– Pipoca com ganache (Daniela Amendola e Marcio Silva, do Oryza)
Ingredientes:
– 200 gramas de pipoca em grãos
– 250 gramas de chocolate ao leite em barra
– 150 mililitros de creme de leite fresco
Modo de preparar:
Prepare a pipoca e reserve. Pique o chocolate ao leite em pedaços bem pequenos e coloque em um recipiente. Esquente o creme de leite fresco e derrame aos poucos em cima do chocolate. Mexa até os pedaços começarem a derreter. A mistura deve ficar com um ponto um pouco mais líquido que o da ganache tradicional. Derrame o chocolate ainda quente sobre a pipoca.
– Pipoca com salsa mou (Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè e Spago)
Ingredientes:
200 gramas de pipoca já estourada
100 mililitros de creme de leite
200 gramas de açucar
Modo de preparar:
Em uma panela de fundo grosso, derreta o açúcar até obter um caramelo de cor ambár, não muito escuro. Desligue o fogo. Deixe esfriar um pouco e adicione o creme de leite aos poucos, previamente aquecido. Retorne a panela ao fogo baixo e mexa até obter um creme bem homogêneo. Sirva como um dip para as pipocas.