Clique e assine por apenas 6,90/mês

“O Jardim” e outras cinco peças encerram temporada

Ainda dá tempo de conferir bons espetáculos

Por Bruna Buzzo - Atualizado em 27 dez 2016, 17h35 - Publicado em 22 ago 2012, 14h47

Elogiado pela crítica, “O Jardim” encerra temporada paulistana com um histórico de sessões lotadas no Tusp. A última apresentação do espetáculo, que tem direção e atuação de Leonardo Moreira, está programada para domingo (26). A peça da Cia. Hiato estreou em maio de 2011.

+ Confira dez peças que entraram em cartaz nesta semana

“O Jardim” conta de modo fragmentado a história de uma família ao longo de 80 anos. São três tempos da narrativa que aparecem simultaneamente no palco. Em 1938, um casal (Thiago Amaral e Fernanda Stefanski) encara a separação. Quatro décadas depois, em 1979, duas irmãs (Luciana Paes e Maria Amélia Farah) internam o pai (Edison Simão) em um asilo. Nos dias atuais, uma mulher e a empregada (Aline Filócomo e Paula Picarelli) constatam o abandono da residência onde a família viveu.

Leonardo Moreira explica que a impressão será diferente de acordo com o lugar da plateia em que o espectador se sentar: “Procuramos pensar em uma linguagem que falasse do tempo como ele é percebido pela nossa memória, em que lembranças se mesclam e uma temporalidade interfere na outra.”

+ Conheça as peças em cartaz na cidade

Continua após a publicidade

Como acontece no tablado, o público também precisa trabalhar a memória para ir juntando as histórias. A ideia, destaca Moreira, era que o tema não estivesse no espetáculo em si, mas na maneira como o público experimentasse as ações. “As pessoas têm tido uma resposta muito emocional. É um espetáculo emotivo e com um jogo cênico que brinca com a linguagem”, conta.

Nesta última semana, são esperadas filas na bilheteria do Tusp, que não vende ingressos antecipados. Só é possível comprar entradas duas horas antes do espetáculo.

Confira outras cinco peças que encerram temporada:

Continua após a publicidade
Publicidade