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Estreia do sétimo episódio de “Star Wars” empolga fãs paulistanos

Confira como a cidade está se mobilizando para 'Star Wars — O Despertar da Força', o primeiro filme da saga em dez anos

Por Tatiane Rosset
Atualizado em 27 dez 2016, 21h26 - Publicado em 11 dez 2015, 23h00
Matéria "Star Wars - O Despertar da Força" (vejasp2456)
Matéria "Star Wars - O Despertar da Força" (vejasp2456) (Antonio Milena/)
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Qual será a participação de Luke Skywalker, o herói jedi, na história que se passa trinta anos depois de seu confronto com o temível Imperador? Quais poderes o vilão Kylo Ren demonstrará nas batalhas para substituir à altura Darth Vader como expressão maior do lado escuro da força? Essas e outras questões relacionadas a Star Wars — O Despertar da Força vêm mobilizando o exército paulistano de fãs há alguns meses, à medida que os produtores do longa divulgam trailers com as cenas do novo capítulo de uma das mais bem sucedidas sagas intergalácticas saídas dos estúdios de Hollywood.

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Por aqui, a pré-estreia está marcada para quarta (16), com ingressos esgotados em 29 salas que programaram a atração. As vendas, iniciadas em outubro na cidade, acabaram quase na velocidade da luz graças aos admiradores fervorosos da saga, a exemplo do casal Márcia Velasco Soto, de 37anos, e Eduardo Gonçalves Jardim, 50. A dupla procurou manter-se distante das informações divulgadas sobre o lançamento. “Prefiro preservar a surpresa”, diz Jardim, feliz com a volta de parte do elenco original presente no início da série (Harrison Ford, por exemplo, retoma o papel de Han Solo). Desde 2008, Jardim e a mulher participam do Blades Saber Team, fã-clube que se encontra no Parque do Ibirapuera para reproduzir as coreografias das lutas com sabres de luz. As “armas”, personalizadas, custam 300 reais e, segundo reza a lenda, seriam indestrutíveis. Feitas sob medida, as roupas saem da máquina de costura da mãe de Márcia. “Somos chamados para ações voluntárias, mas não somos pagos”, conta ela. “Recebemos cestas básicas, que são encaminhadas para instituições ligadas a nós.”

Mas nem só ao redor dos fãs antigos gira a galáxia de negócios de Star Wars. A diretora de arte Karina Matulevicius nem era nascida em 1977, ano de chegada às telas do primeiro filme. Mais velha, acabou recuperando o tempo perdido. “Quando comecei a ver o primeiro capítulo, fiquei viciada”, conta. “Vi todos os seis episódios em um único fim de semana.” A obsessão foi canalizada para uma exposição com oito telas e duas tábuas de Karina que lembram a saga.

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A mostra fica em cartaz até 31 de janeiro no bar Gibi Cultura Geek, na VilaMariana. Ponto de encontro de nerds que apreciam uma boa cerveja, o endereço lançou um cardápio especial para comemorar O Despertar da Força, com cachorros-quentes, uma sobremesa e dois drinques inspirados no enredo. No mesmo bairro, surgiu, em 2011, o estúdio de tatuagem Tattooine (nome similar aode um dos planetas da série). O dono, Erik Braz, 40, claro, é starwarsmaníaco de carteirinha. Sua esposa, Carla D’Elia, também entrou na brincadeira após ser “catequizada” pelo marido. “Ela não sabia nem que o Darth Vader era o pai do Luke”, afirma. Carla ficou tão fã que resolveu desenhar um dos personagens, Mestre Yoda, na coxa esquerda.

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Matéria “Star Wars – O Despertar da Força” (vejasp2456)

Na próxima semana, as salas de cinema devem ser invadidas por muitos Darth Vaders e Chewbaccas. Na loja Breshow, em Pinheiros, dez fantasias de luxo inspiradas nos personagens da saga foram reservadas para a pré-estreia. O aluguel dos modelos por um fim de semana custa 500 reais. Para quem deseja entrar no clima, outro apetrecho pode agradar: a rede Cinemark está oferecendo óculos 3D especiais com motivos dos novos personagens por 35 reais. Em duas semanas, foram vendidas 35 000 unidades do acessório.

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Matéria “Star Wars – O Despertar da Força” (vejasp2456)

Outros estabelecimentos, de olho nesse público, deram uma força aos lucros. A Iron Studios, no Jardim América, lançou dez peças de Star Wars especialmente para a ocasião. A PBKids e a RiHappy colocaram em suas gôndolas 167 produtos relacionados à série. É possível encontrar desde opções mais baratas, como um chaveiro do Darth Vader, que sai por 19,99 reais, até itens mais caros, como a réplica de uma nave que custa 1 199 reais. Marcas como Havaianas, Triton e Riachuelo ajudam a reforçaro caráter democrático da festa da ficção científica. Dá para bancar o jedi com sandálias de tiras de 33,90 reais.

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