Continua após publicidade

Paulistanos dizem sentir os reflexos de terremoto na Argentina

Segundo pesquisadores da USP, último fenômeno do tipo ocorreu em 2018; relatos vieram de moradores do centro e zonas oeste e sul

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 Maio 2022, 14h11 - Publicado em 11 Maio 2022, 13h09

Moradores de diversos bairros da cidade de São Paulo relataram terem sentido os reflexos de um terremoto que atingiu a Argentina na noite desta terça-feira (10).

+Estado e prefeitura fazem megaoperação policial na nova Cracolândia

Informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indicam que o tremor foi de 6,8 na escala Richter e ocorreu a 193,8 km de profundidade, a 78 quilômetros na região de San Antonio de Los Cobres, na Argentina. Ele ocorreu às 20h06 no horário de Brasília, ainda segundo o USGS.

Relatos encaminhados ao Centro de Sismologia da USP a partir das 20h15 desta terça indicam que o tremor foi sentido em bairros da região central, tais como República, Santa Cecilia e Bela Vista; além da zona sul (Jardim Ângela); zona oeste (Pinheiros, Perdizes, Jaguaré e Rio Pequeno), além da Grande São Paulo, em municípios como Cajamar e Osasco.

Um dos relatos enviados ao “Sentiu Aí”, um portal que reúne os depoimentos, indicam que os moradores sentiram a vibração nos andares mais altos dos prédios. Um morador da Bela Vista relatou que o espelho do banheiro e o pendente da sala balançaram. “Não ventava dentro desses dois ambientes pois estavam fechados. Moramos no 25° andar em um ponto bem alto da cidade”, diz. “Senti uma vibração nos pés no 22º andar enquanto estava esperando no hall dos elevadores”, afirmou uma moradora de Pinheiros.

Continua após a publicidade

+Estado libera R$ 68 milhões em emendas individuais de deputados

Segundo os pesquisadores do Centro de Sismologia da USP, reflexos no Brasil de terremotos profundos e com magnitude significativa ocorrem desde o ano de 1941. O último deles foi no dia 2 de abril de 2018, após um sismo na Bolívia. Ainda segundo os pesquisadores, nunca houve relato de dano no Brasil de tremores gerados em epicentro de países vizinhos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.