Passeio conta história de vilas operárias da cidade

Roteiro tem duração de quatro horas e meia

Entre o final do século XIX e 1930, a capital paulista foi palco de um grande desenvolvimento industrial. Empresas de siderurgia, tecelagem e produção automobilística transformaram a cidade – e atraíram milhares de pessoas vindas do interior do país e também da Europa.

Com a chegada de tantos trabalhadores, algumas empresas optaram por construir vilas, que facilitavam a locomoção dos operários até as indústrias.

O passeio “Circuito Vilas Operárias de São Paulo” segue um roteiro que conta histórias dessa época. Visitando várias comunidades, construídas entre 1890 e 1930, proporciona uma viagem no tempo.

O programa irá acontecer no domingo (22), com um grupo de no mínimo 22 pessoas. Ao preço de 75 reais, o roteiro terá três paradas. Além disso, um guia irá acompanhar os passageiros em um ônibus fretado, passando também por locais históricos que se relacionam com o período de desenvolvimento industrial.

O ponto de encontro será no Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro. Entre as construções a serem visitadas, a mais famosa é a Vila dos Ingleses, conhecida por ter abrigado engenheiros estrangeiros que trabalharam na construção da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

Vila dos Ingleses

Vila dos Ingleses (Carmem Lúcia/Reprodução/Veja SP)

Hoje, algumas dessas vilas abrigam descendentes dos antigos operários. A maioria das indústrias que incentivaram a construção dessas moradias foi fechada, caso da Fábrica Nacional de Tecidos, que custeou a Vila Maria Zélia, primeira parada do passeio. No final da rota, o ônibus volta para o ponto de encontro inicial.

Serviço

Circuito Vilas Operárias de São Paulo

Quando: 22 de julho

Horário: 13h30 às 18h

Ponto de encontro: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Ingressos: 75 reais

Reservas e mais informações: passeios@passeiosbaratosemsp.com.br ou pelo WhatsApp 94562-3015

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s