Passeio conta história de vilas operárias da cidade
Roteiro tem duração de quatro horas e meia
Entre o final do século XIX e 1930, a capital paulista foi palco de um grande desenvolvimento industrial. Empresas de siderurgia, tecelagem e produção automobilística transformaram a cidade – e atraíram milhares de pessoas vindas do interior do país e também da Europa.
Com a chegada de tantos trabalhadores, algumas empresas optaram por construir vilas, que facilitavam a locomoção dos operários até as indústrias.
O passeio “Circuito Vilas Operárias de São Paulo” segue um roteiro que conta histórias dessa época. Visitando várias comunidades, construídas entre 1890 e 1930, proporciona uma viagem no tempo.
O programa irá acontecer no domingo (22), com um grupo de no mínimo 22 pessoas. Ao preço de 75 reais, o roteiro terá três paradas. Além disso, um guia irá acompanhar os passageiros em um ônibus fretado, passando também por locais históricos que se relacionam com o período de desenvolvimento industrial.
O ponto de encontro será no Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro. Entre as construções a serem visitadas, a mais famosa é a Vila dos Ingleses, conhecida por ter abrigado engenheiros estrangeiros que trabalharam na construção da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.
Hoje, algumas dessas vilas abrigam descendentes dos antigos operários. A maioria das indústrias que incentivaram a construção dessas moradias foi fechada, caso da Fábrica Nacional de Tecidos, que custeou a Vila Maria Zélia, primeira parada do passeio. No final da rota, o ônibus volta para o ponto de encontro inicial.
Serviço
Circuito Vilas Operárias de São Paulo
Quando: 22 de julho
Horário: 13h30 às 18h
Ponto de encontro: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
Ingressos: 75 reais
Reservas e mais informações: passeios@passeiosbaratosemsp.com.br ou pelo WhatsApp 94562-3015