Continua após publicidade

11 parques e praças com estrutura para malhar

Saiba onde encontrar bons endereços para fazer exercícios sem gastar nada

Por Giovana Romani e Mariana Barros
Atualizado em 5 dez 2016, 18h30 - Publicado em 5 nov 2010, 17h37


Parque do Ibirapuera

Desde o início do ano, além das quadras poliesportivas, o parque conta com uma “academia a céu aberto”. São 52 aparelhos de ginástica distribuídos ao longo da pista de cooper, à margem do lago nas redondezas do Planetário e perto do Quiosque da Saúde, no portão 2. Nesse último ponto, professores fazem plantão de segunda a sexta, das 7h às 11h, para orientar o público.

+ Cinquenta dicas para entrar em forma no verão


Parque da Aclimação

Atividades físicas podem ser feitas na pista de corrida, no campo de futebol e nas barras de ginástica. Fazem parte da programação do local aulas gratuitas de liang gong, às sextas e aos sábados, e de hatha ioga, aos domingos.

Continua após a publicidade


Parque da Água Branca

Ampliada em agosto, a Praça de Exercícios do Idoso tem 534 metros quadrados de área. Há seis estações de ginástica. Barras paralelas facilitam a caminhada e proporcionam equilíbrio. Já um equipamento batizado de “placa giratória” trabalha a flexibilidade e o movimento do antebraço. Para descansar da malhação, uma boa pedida é visitar o tanque de carpas, lá perto.


Parque Buenos Aires

Conhecido por reunir mães e babás com crianças pequenas, o espaço também é agradável para quem quer fazer exercícios. Entre seus jardins, alamedas e gramados, tem pista de caminhada e aparelhos de ginástica de baixo impacto, ideais para os mais velhos. A previsão é que, a exemplo do Buenos Aires, até o fim do ano todos os 67 parques municipais estejam equipados com máquinas semelhantes.

Continua após a publicidade


Praça Irmãos Karmam

Recém-instalados, os aparelhos complementam o exercício de quem já costuma correr na Avenida Sumaré. Cartazes explicam como utilizar cada equipamento e qual região do corpo ele trabalha. Moradora da vizinhança, a esteticista Rebeca Vieira (foto), de 33 anos, corre durante quarenta minutos três vezes por semana e, depois, aproveita para malhar na praça. 


Parque da Juventude

A área esportiva do complexo tem pista de skate, de corrida, duas quadras de tênis e oito quadras poliesportivas. O parque faz empréstimo de raquetes, bolas de tênis, de futebol e de vôlei e oferece aulas de algumas modalidades. Ainda é possível pedalar ou caminhar por trilhas, localizadas numa área de 16 000 metros quadrados de Mata Atlântica.

Continua após a publicidade

 


Parque da Luz

Este espaço de 113 000 metros quadrados no centro da cidade é uma espécie de

museu de esculturas a céu aberto. Trilhas, pista de cooper e equipamentos de ginástica margeiam os espelhos-d’água habitados por carpas e tilápias. Aulas de danças circulares são ministradas em sábados alternados e no segundo domingo do mês, a partir das 10h.

Continua após a publicidade

 


Parque do Povo

Inaugurado há dois anos, ocupa uma área de 112 000 metros quadrados próximo à Marginal Pinheiros. Tem pista de caminhada de 1,6 quilômetro e ciclovia de 1,3 quilômetro, além de três quadras poliesportivas, trilhas e uma academia de ginástica. Alguns dos aparelhos são o simulador de caminhada e o alongador.


Praça Victor Civita

Continua após a publicidade

Desde 2008, este espaço dedicado à sustentabilidade ocupa o terreno de 13 000 metros quadrados onde já funcionou um incinerador de lixo, em Pinheiros. Conta com equipamentos de ginástica ao ar livre e um percurso de cerca de 700 metros para caminhada. Há aulas de ioga ministradas aos sábados e domingos por instrutores da academia Bio Ritmo, além de uma extensa programação para idosos, que pode ser conferida no site www.pracavictorcivita.abril.com.br.


Parque Villa-Lobos

Barras, plataformas para abdominais e aparelhos para flexão e alongamento ficam espalhados por diversos pontos do parque, que recebe até 80 000 visitantes aos sábados e domingos. Há ciclovia, quadras de tênis, campos de futebol, pista de cooper e tabelas de basquete. Feita de pedriscos, uma trilha percorre os principais bosques, repletos de espécies vegetais da Mata Atlântica.


Parque Zilda Natel

Aqui, as estrelas são as três pistas de skate de diferentes modalidades — street, com rampas e corrimãos como obstáculos; banks, que lembra uma piscina vazia; e minirrampa em formato de U. Mas há espaço para quem prefere esportes menos radicais, caso da quadra de basquete e da academia com dez aparelhos de ginástica.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.