Continua após publicidade

Obra de Brecheret é pichada no Largo do Arouche

Monumento feito pelo artista que iniciou o modernismo na escultura brasileira foi inaugurada em 1932 e é um dos marcos do centro da cidade

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 jan 2019, 18h36

Um dos monumentos mais icônicos do centro da cidade de São Paulo, a escultura Depois do Banho, do artista ítalo-brasileiro Victor Brecheret, localizada no Largo do Arouche, amanheceu pichada nesta segunda-feira (14). Inaugurada em 1932, a obra, feita em bronze, é um dos poucos nus artísticos expostos pela cidade.

Brecheret é considerado pelos estudiosos o responsável por inaugurar o modernismo na seara da escultura brasileira.

Quem passou pelo bairro e se deparou com a estátua vandalizada não deixou de fotografar e postar a foto nas redes sociais para manifestar indignação. “Nossa musa ‘Depois do Banho’, de Brecheret, vandalizada e aguardando a ‘promenade’ paulistana no Arouche”, escreveu o internauta Caetano Vilela, no Facebook.

Vilela se referia na postagem a um projeto da prefeitura de revitalizar o Largo do Arouche. O projeto, que até agora não saiu do papel, chegou a ser anunciado pelo então prefeito João Doria (PSDB), hoje governador de São Paulo.

Continua após a publicidade

Em maio de 2018, a prefeitura informou que faria uma série de melhorias no Largo do Arouche e entregaria tudo em 2019. A obra previa demolir e reconstruir o Mercado das Flores e instalar quatro novos quiosques.

Na época, Doria recebeu uma doação de 2,3 milhões de reais de empresários franceses para tocar o projeto. A tentativa, nas palavras do então prefeito, era transformar o espaço em uma “promenade”, locais destinados a passeios na França.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.