As principais atrações de Itaquera, o gigante da Zona Leste

De um pequeno povoado com aspecto rural, o bairro é hoje o mais populoso da região, com várias opções culturais e de entretenimento

Memória alvinegra

Inaugurado há um ano, em uma sala na Arena Corinthians, o Museu do Povo reúne objetos alusivos ao Timão doados por torcedores. Entre as relíquias estão o primeiro troféu recebido pelo clube, em 1917, e um pé de sapato perdido pelo lendário presidente Vicente Matheus ao comemorar a vitória na final do Paulistão de 1977, contra a Ponte Preta, que encerrou um jejum de quase 23 anos sem conquistas. Há ainda uma camisa da seleção brasileira usada na final da Copa de 1970 pelo então craque alvinegro Rivellino. Por enquanto, o espaço funciona apenas em dias de jogos do time.

Passarela artística 

O mural de 4 quilômetros de grafites (Foto: Mario Rodrigues) O mural de 4 quilômetros de grafites (Foto: Mario Rodrigues)

O mural de 4 quilômetros de grafites (Foto: Mario Rodrigues) (/)

O bairro ficou mais colorido na época da Copa de 2014. Produzido entre abril e junho daquele ano, um grafite passou a cobrir um paredão de 4 quilômetros na Radial Leste, entre as estações Patriarca e Corinthians-Itaquera. Mais de setenta artistas plásticos e desenhistas participaram da execução da obra. O corredor perdeu o posto de maior da América Latina em fevereiro de 2015, ao ser superado pela pintura de 5,8 quilômetros na Avenida 23 de Maio.

Lanche lucrativo

69 000 sanduíches Big Mac é a quantidade vendida por mês pela unidade do McDonald’s do Shopping Metrô Itaquera, uma das mais lucrativas da rede no mundo, atrás apenas de estabelecimentos em Paris (França), Taipei (Taiwan) e Pequim (China). Mais de 60 000 clientes fazem uma pausa diária na lanchonete da capital para matar a fome.

Mergulho coletivo 

Complexo aquático do Sesc Itaquera (Foto; Divulgação) Complexo aquático do Sesc Itaquera (Foto; Divulgação)

Complexo aquático do Sesc Itaquera (Foto; Divulgação) (/)

Muitos paulistanos recorrem ao Sesc no momento de se refrescar durante o verão. Nenhuma unidade da rede, no entanto, dispõe de um parque aquático tão portentoso quanto o de Itaquera. O espaço conta com cinco piscinas equipadas com chafarizes, cascatas e correntezas. Outra sensação do complexo são os oito toboáguas: o menor deles tem 28 metros de comprimento, e o maior, 87 metros. Assim, até 5 000 banhistas conseguem se divertir ao mesmo tempo no local.

Comércio à moda antiga

O Mercadinho Central em foto de 1958 (Foto: Divulgação) O Mercadinho Central em foto de 1958 (Foto: Divulgação)

O Mercadinho Central em foto de 1958 (Foto: Divulgação) (/)

 Até a metade do século passado, Itaquera era uma zona rural. A foto acima, de 1958, mostra o Mercadinho Central, situado em frente à antiga estação de trem, na esquina das ruas Gregório Ramalho e Ignácio Alves de Mattos, no pedaço então considerado o centro do bairro. Uma passarela de pedestres ocupa este mesmo local desde os anos 80.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s