O novo comércio da Vila Madalena
Edifícios de uso misto favorecem a qualidade de vida e conferem ainda mais diversidade à Vila Madalena
Um dos bairros mais charmosos da capital, a Vila Madalena tem se transformado com a chegada de comércios ainda mais descolados. Não basta oferecer produtos diferenciados – a estrutura do imóvel também influencia muito na conceituação das lojas. Esses novos espaços, muitos localizados no térreo de prédios residenciais, contam com o apelo requintado conferido pela arquitetura autoral.
“São as chamadas fachadas ativas”, diz o arquiteto Fernando Serapião. “Elas recuperam uma das maiores virtudes da calçada: a vitalidade. Com lojas nos prédios, o comércio se torna diverso, a Vila Madalena, mais interessante e o morador se sente mais seguro.”
Exemplos desse movimento são os empreendimentos da Idea!Zarvos no bairro. Azul, Oka, POP Madalena, POP XYZ e Spot 393 possuem espaço dedicado a estabelecimentos que dialogam com o estilo da região, como a galeria de arte Ceres Art, a delicatéssen Deli Garage, o FLO Atelier Botânico, os estúdios NOOX Design e Artesian e a loja de decoração Westwing.
Além de estarem integrados ao entorno, os prédios estampam identidade e criatividade. “A delicadeza e a sofisticação da arquitetura da Idea!Zarvos atraem locatários que vendem produtos com apelo diferente, que tem tudo a ver com o encanto do bairro. Mesmo os comerciantes têm dificuldades de encontrar imóveis assim na cidade”, conta Serapião.
Inovação
Projeto de Isay Weinfeld, o Azul tem uma planta inteligente, com apartamentos que medem de 158 a 262 metros quadrados. Com design arrojado que valoriza a vegetação, o POP XYZ tem apartamentos de 54 a 109 metros quadrados. “O verde se abre como uma praça em diálogo com a cidade”, descreve o arquiteto Greg Bousquet, do escritório Triptyque Architecture, que assina o projeto. “Ele mistura o lote e a calçada, revelando a generosidade do projeto como um todo”, conclui.
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Calendário 2026: confira os feriados e datas facultativas





