Continua após publicidade

Montagem de “O Idiota”, de Dostoiévski, dura cerca de sete horas

Estruturada em três partes, como um folhetim, adaptação voltou ao cartaz no Galpão do Sesc Pompeia dividida em duas sessões ou na íntegra

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 18h19 - Publicado em 21 jan 2011, 23h27

Por duas semanas de abril de 2010, o espetáculo O Idiota — Uma Novela Teatral causou impacto em quem o viu, além de um certo arrependimento naqueles que recearam enfrentar suas quase sete horas de duração. Realmente, a encenação da diretora Cibele Forjaz para o romance do russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) exige do público muitíssima disposição e boa vontade. Estruturada em três partes, como um folhetim, a adaptação de Aury Porto, Luah Guimarãez e Vadim Nikitin voltou ao cartaz no Galpão do Sesc Pompeia dividida em duas sessões ou na íntegra. Pode parecer um programa exaustivo. O resultado, porém, é uma montagem de surpreendente comunicação.

Aury Porto interpreta o bondoso príncipe Míchkin. Ao voltar a São Petersburgo, ele se apaixona pela desejada Nastácia Filíppovna (papel de Luah Guimarãez) e ainda se envolve com a sonhadora Aglaia (Lúcia Romano). Justificando a novela do subtítulo, os adaptadores e a diretora investem na passionalidade dos personagens e nos acontecimentos paralelos. Eliminada a divisão do palco e da plateia, o elenco (completado por Fredy Allan, Luís Mármora, Sergio Siviero, Silvio Restiffe, Sylvia Prado, Vanderlei Bernardino e Otávio Ortega) caracteriza-se diante do público e promove sutis interações. A beleza plástica, vista em cenas como a ambientação da estação de trem, salienta a criatividade do grupo. Mas a maior ousadia é deixar a pretensão de lado e tornar Dostoiévski palatável para o espectador.

AVALIAÇÃO ✪✪✪✪

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.