Continua após publicidade

MAC inaugura sua nova sede com mostra de esculturas

Documento de transferência do antigo prédio do Detran será assinado em 28 de janeiro

Por Redação VEJINHA.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 17h27 - Publicado em 20 jan 2012, 23h00

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) inaugura sua nova sede no próximo dia 29 com a exposição “O Tridimensional no Acervo do MAC: Uma Antologia”. Na ocasião, 17 esculturas serão exibidas no piso térreo do antigo prédio do Detran, no Ibirapuera, onde passa a funcionar o museu.

Uma cerimônia oficial, no dia anterior, vai marcar a transferência do edifício, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A mudança acontece após o fim do impasse entre a USP, responsável pela instituição, e a Secretaria de Estado da Cultura, depois de meses de negociação. O local será doado à universidade, que concordou em arcar com as despesas anuais de funcionamento do museu.

+ Doze museus curiosos em São Paulo

+ Roteiro temático: São Paulo para intelectuais

Com seis andares expositivos para abrigar parte de uma coleção com cerca de 10.000 obras, o novo MAC não deve funcionar com todo seu potencial até, ao menos, outubro. No entanto, até a data, outras nove exposições – incluindo uma grande mostra, com o acervo do museu – já deverão estar abertas ao público, totalizando aproximadamente 1.500 trabalhos em exibição, de artistas como Kandinsky, Henry Moore, Marc Chagall, Max Ernst, Miró, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Candido Portinari.

Continua após a publicidade

Segundo o MAC, quatro meses é o prazo mínimo para funcionar adequadamente a partir da entrega oficial do prédio. Recentemente, foi concluída uma reforma no local iniciada em 2008 e que custou R$ 76 milhões. Mas o antigo edifício do Detran não conta ainda com sistema de telefonia. Da mesma forma, o restaurante – que ocupará o terraço – e o estacionamento precisam esperar licitações.

O novo MAC terá também um auditório com 140 lugares, totalizando um espaço de 32 mil metros quadrados. Entre as novas características da curadoria, destaque para o desejo de promover exposições longas, que ficarão até um ano em cartaz.

O terceiro andar do prédio da Bienal, onde atualmente funciona parte do museu, será devolvido para a prefeitura. Já o edifício no campus da Universidade de São Paulo, anteriormente ocupado pelo museu, terá suas potencialidades acadêmicas, como biblioteca e ambiente de pesquisa, reforçadas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.