Clique e assine por apenas 6,90/mês

Nova lei de trânsito prevê novas placas e até multa para pedestre

Mudanças na legislação entram em vigor em todo o país a partir de 2019

Por Redação VEJA São Paulo - 2 jan 2019, 13h15

Mudanças na legislação de trânsito previstas para 2019 vão afetar a vida não só de motoristas de carro, como também de ciclistas e pedestres.

A partir de 1º de março, por exemplo, pedestres e ciclistas que forem flagrados circulando fora de áreas determinadas estarão sujeitos a pagar multa: 40 reais a quem estiver a pé e 130 reais a quem estiver de bike.

Carros e motocicletas também terão de aderir ao novo modelo de placas estipulado no código. O Brasil passará a se aderir ao modelo de placas usadas em outros países do Mercosul. Os Detrans de todos os estados têm até o dia 30 de junho para realizar essa mudança.

Outra novidade das leis de trânsito é com relação à obrigatoriedade de novos equipamentos de segurança para os freios de motocicletas. Todas as motos do país serão obrigadas a ter freio ABS ou CBS.

A legislação de 2019 regulamenta também a implementação do documento digital para veículos. A nova lei não torna obrigatório o uso desse serviço ao motorista, mas manda que os Detrans forneçam essa possibilidade ao público até o dia 30 de junho de 2019.

Continua após a publicidade
Publicidade